Aeronave com 100 pessoas cai no Cazaquistão e deixa 12 mortos

Mais de 90 passageiros e 5 tripulantes estavam a bordo da aeronave que caiu em Almaty, maior cidade do país. Ao menos 12 mortes foram confirmadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião com mais de 90 passageiros e 5 tripulantes caiu no Cazaquistão nesta sexta-feira (27), deixando 12 mortos. Autoridades chegaram a dizer que ao menos 15 pessoas tinham morrido, segundo a agência de notícias Reuters, mas depois corrigiram a informação. Ainda não está claro o que provocou a queda. A suspeita é que tenha havido falha nos procedimentos de segurança antes do voo. As informações são do G1.

O acidente aconteceu logo após a decolagem, às 7h da manhã do horário local (22h de quinta-feira em Brasília). A aeronave perdeu altitude, atravessou um muro de concreto e atingiu uma casa de dois andares.

Ao menos 66 pessoas foram levados a hospitais, sendo 17 "internados em estado extremamente grave", segundo a prefeitura de Almaty. Equipes de socorro atuam no local.

 HO / Kazakhstan's emergencies committee / AFP

O avião decolou de Almaty, a maior cidade do país, com destino a Nursultan, a capital. A aeronave é uma Fokker 100 e pertence à empresa Bek Air.

Imagens publicadas pelo comitê de Situações de Emergência mostraram o avião dividido em duas partes, com a frente em uma casa parcialmente destruída. O ministério do interior do país abriu uma investigação sobre a causa do acidente e já considera que houve falha nas regras de segurança antes do voo.

HO / Kazakhstan's emergencies committee / AFP

Em mensagem publicada em uma rede social, o presidente Kassym-Jomart Tokayev declarou que "os responsáveis serão castigados severamente, de acordo com a lei".

"Antes de cair, a aeronave tocou a pista com a cauda duas vezes, o trem de pouso estava recolhido", disse o vice-primeiro-ministro, Roman Sklyar, a repórteres, segundo a Reuters. Uma sobrevivente disse ao site de notícias Tengrinews que ouviu um "som aterrorizante" antes de o avião começar a perder altitude. "O avião estava voando inclinado. Tudo era como um filme: berros, gritos, pessoas chorando", contou.

REUTERS/Pavel Mikheyev



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES