Aeronave cai entre Etiópia e o Quênia e 157 pessoas morrem

Primeiro-ministro etíope, Aby Ahmed, considera que a queda da aeronave deixou muitos mortos e expressou 'condolências aos familiares'.

Imagem de 28 de novembro de 2017 de uma Boeing 737-700 da Ethiopian Airline | Foto: Arquivo / Issouf Sanogo / AFP Photo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 15h30

O CEO da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, disse que as manutenções de rotina nunca revelaram qualquer problema na aeronave que caiu hoje em Bishoftu, na Etiópia. "Avião novo em folha, que recebemos no final do ano passado, em novembro", disse em entrevista em inglês a jornalistas. 

Um Boeing 737 MAX 8 com 157 pessoas a bordo caiu seis minutos após decolar em Adis Abeba, capital do país. A queda foi registrada a cerca de 50 quilômetros de distância do aeroporto de onde havia decolado. 

Gebremariam chegou a visitar o local do acidente e disse que este domingo é um dia triste em razão do acidente. "Não foi possível identificar se ele [piloto] estava tentando pousar", disse ao ser questionado sobre o ponto em que a aeronave caiu. Ele citou que havia fumaça quando chegou ao local.

Segundo o executivo, o piloto do avião chegou a receber autorização para voltar ao aeroporto de Adis Abeba após ter avisado a torre de controle sobre problemas técnicos. "Nós não sabemos a causa do acidente. Vamos ter que esperar pela investigação", disse. 

Gebremariam aproveitou para dizer que a companhia aérea que comanda é uma das "mais seguras do mundo". 

Ethiopian é uma das maiores companhias aéreas da África. Em 2018, transportou mais de 10 milhões de passageiros. Seu último acidente havia sido em janeiro de 2010, quando um voo a partir de Beirute caiu pouco após a decolagem, matando todas as 90 pessoas a bordo.

VERSÃO NOVA

O modelo Boeing 737 MAX 8 foi lançado em 2016. Trata-se da versão mais recente da família 737, a aeronave de passageiros mais vendida no mundo. Segundo a Boeing, a ocorrência de hoje na Etiópia é "monitorada de perto".

"A Boeing está profundamente triste por saber da morte dos passageiros e tripulantes do voo 302 da Ethiopian Airlines", disse a fabricante em nota. A empresa informou que uma equipe está pronta para fornecer assistência técnica necessária sobre o acidente.

O mesmo tipo de aeronave esteve envolvido em um acidente em outubro do ano passado que matou 189 pessoas na Indonésia. O avião caiu poucos minutos após decolar em Jacarta. A Boeing foi processada nos Estados Unidos por esse acidente. O gravador de dados da aeronave mostrou que o indicador de velocidade do jato havia apresentado defeitos em voos anteriores.

Aeronave cai entre Etiópia e o Quênia e 157 pessoas morrem

Um avião da Ethiopian Airlines, que voava da capital da Etiópia, Adis Abeba, para Nairobi, no Quênia, caiu neste domingo (10) com 157 pessoas a bordo, informaram autoridades às agências internacionais de notícias. O avião levava 149 passageiros e 8 tripulantes.

As causas da queda da aeronave ainda não são conhecidas. Segundo o site sueco de rastreamento de voos Flightradar24, "dados da rede Flightradar24 ADS-B mostram que a velocidade vertical ficou instável depois da decolagem".

Por meio de nota, a Ethiopian Airlines confirmou a queda: "Nosso voo ET-302, de Adis Abeba a Nairob sofreu hoje um acidente". O voo ET 302 caiu perto da cidade de Bishoftu, 62 km a sudeste da capital Adis Abeba, disse a companhia aérea, confirmando que o avião era um Boeing 737-800 MAX, número de registro ET-AVJ.

 No Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, mulher aguarda informações de voo que caiu na Etiópia. Noivo estava a bordo. — Foto: REUTERS/Baz Ratner 

O que se sabe até agora:

O avião, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Nairobi, o Jomo Kenyatta, partiu às 8h38 (horário local) do Aeroporto Internacional de Adis Abeba e perdeu contato 6 minutos depois.

157 pessoas estavam a bordo do avião, sendo 149 passageiros e 8 tripulantes

Segundo autoridades locais, não há sobreviventes

Passageiros de 33 países estavam a bordo da aeronave, de acordo com autoridades locais

Vítimas

O escritório do primeiro-ministro etíope, Aby Ahmed enviou condolências, via Twitter, aos familiares. Através da rede social, a companhia aérea informou ainda que "estão em curso as operações de busca e socorro".

A estatal etíope é uma das maiores transportadoras do continente em tamanho de frota. No ano passado, transportou 10,6 milhões de passageiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES