Aeroportos do Brasil são reconhecidos por medidas de proteção à saúde

Terminais de Guarulhos e Galeão são destaques na retomada segura e responsável dos voos no país

Aeroporto de Guarulhos recebeu chancela internacional por adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19. | GRU
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aeroporto de Guarulhos recebeu chancela internacional por adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19. Crédito: GRU 

Os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Guarulhos, em São Paulo, foram reconhecidos internacionalmente por adotarem uma série de medidas para a proteção à saúde dos viajantes durante a retomada dos voos. O primeiro recebeu, no início do mês, o selo da WTTC (World Travel & Tourism Council) que tem a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT). Já o segundo foi certificado pelo Airport Health Accreditation, entidade que avalia os protocolos implementados para a promoção da segurança dos passageiros, frequentadores e funcionários.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o reconhecimento só confirma que o Brasil está preparado para a retomada das viagens e do turismo. “São protocolos como estes e como os do Ministério do Turismo que dão segurança para que os passageiros retornem às viagens. Essas iniciativas demonstram que todos os segmentos turísticos estão empenhados em proteger a saúde dos brasileiros e de quem nos visita”, destacou.

Entre as medidas adotadas pelos terminais aeroportuários estão: ações para garantia do distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual por passageiros e comunidade aeroportuária, disponibilização de dispenser de álcool em gel, tecnologia de medição de temperatura e mapa de calor do terminal e apresentação de medidas adotadas pelo setor de serviços, varejo e alimentação. Além disso, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é o primeiro do país a contar com laboratório para realização de teste da Covid-19. Alguns países, como Portugal e França, exigem que os passageiros apresentem este tipo de teste para permitir a entrada em seus territórios.

Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a de Aviação Civil (ANAC) implementaram medidas às empresas aéreas e aeroportos. Além do permanente uso de máscaras por passageiros e funcionários, do distanciamento de dois metros entre pessoas e da higienização de terminais e aeronaves, são indicadas a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores, conforme a situação; o incentivo a campanhas de comunicação e a divulgação de avisos sonoros, entre outras ações.

DEMAIS AEROPORTOS – Além dos aeroportos do Galeão e o de Guarulhos, os terminais de Brasília e o de Confins (MG) também vêm adotando medidas para garantir a segurança sanitária dos passageiros. Os locais contam com dispensers de álcool em gel, barreiras de proteção nos locais de atendimento aos usuários e adesivos informativos para piso, assentos, banheiros e elevadores. No aeroporto da capital federal, o uso de uma tecnologia, que afere a temperatura e verifica o uso de máscara de quem adentra aos portões de embarque, tem chamado a atenção. (Por Victor Maciel)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES