Agência de Defesa Agropecuária quer vacinar mais 300 mil animais em todo o Piauí

O esforço que o Governo do Estado vem realizando, através da Adapi, está sendo recompensado

Agência de Defesa Agropecuária quer vacinar mais 300 mil animais em todo o Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau? (Adapi) est? procedendo, desde o m?s de julho e vai prosseguir at? setembro, uma intensa fiscaliza??o e autua??o de criadores que deixaram de vacinar seu rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. Segundo dados da Adapi, deixaram de ser vacinados cerca de 300 mil animais em todo o Estado. Na ?ltima campanha realizada em maio, foram vacinados mais de 1,3 milh?o de cabe?as de gado.

Segundo o diretor da Adapi, Jos? Ant?nio Silva Filho, o esfor?o que o Governo do Estado vem realizando, atrav?s da Adapi, est? sendo recompensado, mas ainda n?o atingiu a faixa aceita pelo Minist?rio da Agricultura para libera??o do rebanho do Piau? ? comercializa??o como ?rea de baixo risco para aftosa. O pr?ximo passo ser? atingir os n?meros necess?rios, o que deve corresponder a cobertura vacinal de ?ndice superior a 80% em todo o Estado.

Esse ?ndice superior a 80% s? foi alcan?ado em 125 munic?pios piauienses ficando os demais 98 abaixo desse n?mero. ? nessa ?rea do Estado que a Adapi est? concentrando todo o esfor?o dos seus t?cnicos n?o s? para cobrar os inadimplentes como para autuar os que deixaram de vacinar o rebanho na d?cima campanha, realizada em maio. Os esfor?os se concentram, principalmente, naquelas ?reas em que a vacina??o est? sendo boicotada por desinteresse ou desinforma??o do criador.

Ao tempo em que fazia essa aprecia??o sobre o quadro geral da vacina??o e a posi??o do Piau? frente aos demais estados brasileiros, o dirigente da Adapi registrou um reconhecimento cheio de elogios aos criadores do Extremo Sul do Piau?, onde foram registrados ?ndices mais satisfat?rios. Ele destacou que em 14 munic?pios da regi?o o ?ndice de vacina??o ultrapassou 90%.

Da mesma forma, indicou alguns munic?pios situados ao Norte do Estado, inclusive Luzil?ndia, onde os resultados da vacina??o ficaram abaixo dos ?ndices. O dirigente voltou a expressar sua preocupa??o com a situa??o do Piau?, ao lembrar que o prazo do Governo Federal para que todos os estados brasileiros estejam livres da febre aftosa termina em 2009, elevando, portanto, a responsabilidade de o Piau? cumprir as metas para atingir o est?gio de m?dio risco de aftosa com vacina??o e depois o de baixo risco.

Jos? Ant?nio lembrou que a vacina??o do rebanho agora n?o desobriga seu propriet?rio para com a pr?xima campanha prevista para novembro. Pelo contr?rio, destaca o dirigente da Adapi, esse criador ser? o primeiro a vacinar o rebanho naquele m?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES