Agentes da Strans doam sangue ao Hemopi

Manter os estoques de sangue nos hemocentros é um importante ato de cidadania.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o isolamento social, medida para conter a disseminação do coronavírus, alguns serviços sentiram um impacto negativo da baixa circulação de pessoas. As doações de sangue diminuíram pela metade desde a implantação do isolamento, mesmo fazendo parte da faixa de serviços essenciais, ou seja, que não podem parar durante a pandemia.

Nesta quinta-feira (23), 15 agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) doaram sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Ascom Strans

Fardada, a equipe chegou por volta das 8:00 da manhã para realizar o importante ato de solidariedade e cidadania. Quem teve a ideia foi Torquato Neto, supervisor geral dos agentes de Trânsito. 

Por meio dos meios de comunicação, o supervisor soube que Centro estava com o estoque baixo, precisando cada vez mais da ajuda das pessoas.

De máscara, equipe partiu para ação de solidariedade

"Chamamos o maior numero possível de agentes para fazer uma doação e ajudar da melhor forma a população, aumentando o estoque do Hemopi", explica.

De grupo em grupo de um aplicativo de mensagens, a atitude ganhou reforço. Seguindo as novas normas do Centro de Hematologia, a equipe agendou a doação solidária e agora busca multiplicar essa ação.

 "Com a divulgação, queremos tentar com que mais categorias se sensibilizem e comecem a doar também. Fazer com que o estoque volte ao normal,  para que possamos ajudar ainda mais as pessoas", destaca.

Ascom Strans

Torquato Neto enfatiza que essa assistência é como um objeto de força para aqueles que estão receosos e com medo de comparecer ao local. Doar sangue é seguro e muita gente precisa dessa atitude para sobreviver.  

Para doar

Ascom Strans

Em Teresina, as doações podem ser agendadas por meio do telefone (86) 9 8894-6614. Nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano as doações também podem ser agendadas para evitar aglomerações e garantir mais segurança para quem sai de casa para doar.

Os requisitos básicos para ser doador de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos podem imprimir o termo de consentimento no site (www.hemopi.pi.gov.br); pesar acima de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum. Evite alimentos gordurosos 4h antes da doação e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES