Agricultores do Assentamento Marrecas investem no turismo rural

Famílias que trabalham nos perímetros irrigados acreditam que a tranquilidade do campo e as belas paisagens da região são um convite aos turistas

Marrecas atrai pela agricultura familiar e belas paisagens | Apoliana Oliveira/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito verde, água em abundância e paisagens espetaculares. Um pequeno pedaço de paraíso localizado no coração da caatinga, na Zona Rural de São João do Piauí, cidade a quase 500 quilômetros de Teresina. 

Do acesso pela PI-141, são aproximadamente dois quilômetros de estrada carroçal até o assentamento Marrecas, onde moram famílias que sobrevivem da agricultura em perímetros irrigados

Produção de uva é o carro-chefe no Assentamento Marrecas. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

A região produz uva, banana, acerola, coco, além de legumes e hortaliças, que são comercializados para o restante do Piauí e estados vizinhos. 

E apesar dos bons resultados com a produção de alimentos orgânicos, os assentados buscam alternativas para incrementar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias. A aposta é o turismo rural.

Belas paisagens ficam no coração da caatinga. Água em abundância garante a manutenção da produção agrícola. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

“Nós estamos em uma época de pandemia, que veio para matar ou quebrar o cidadão. Mas melhor estar quebrado do que estar morto. Estamos nos virando. Estamos no campo, e nesta crise, o que sustenta a cidade é o campo. Nós fizemos o projeto com o PA, com a CONAB, mas é insuficiente para a demanda dos produtores”, conta a agricultora Maria de Lourdes, uma das pioneiras no assentamento.

Ela conta que já iniciou os investimentos para tornar o agroturismo realidade no Marrecas.

Dona Maria de Lourdes defende incentivos para as famílias e aposta no turismo rural como forma de incrementar a renda. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

 “Aqui nós já temos uma piscina, se você quiser conhecer o parreiral, aqui você será bem acolhido. Temos um grande potencial em São João. Aqui tem paisagens lindas, a gente tem uma passagem molhada, várias lagoas dentro do assentamento”, diz.

Além da melhoria e sinalização das estradas de acesso ao Marrecas, os assentados querem incentivos. Um dos problemas, ela diz, é relacionado à energia. 

Eles querem isenção nas taxas de energia e apoio para a construção de miniusinas fotovoltaicas, que ajudariam a reduzir os custos de produção.

Piscina natural na propriedade de Maria de Lourdes é cercada de coqueiros. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

Os produtores querem também autonomia para comercialização dos produtos. “O que mata a gente são os atravessadores. Queremos ter nossa autonomia e nós precisamos de ajuda na forma de comercializar esses produtos”

Também para o agroturismo, dona Maria de Lourdes aposta na história do assentamento, que está diretamente ligada ao Movimento Sem Terra no estado do Piauí.

“Nós temos uma história muito bonita e muitos estudantes querem conhecer a história do MST no Piauí. E o berço do MST no Piauí é marrecas. A gente está sempre tendo aqui visita de alunos universitários. A gente quer apresentar nossa história, mas também queremos que eles deixem aqui um meio de continuarmos essa história e melhorar a renda familiar”, relata.

Residência do casal foi ampliada e possui área com churrasqueira e quarto para visitantes. Próximo passo será a construção de chalés para receber os turistas. Foto: Apoliana Oliveira/Meio Norte

Amante da vida no campo, dona Maria de Lourdes sabe, que hoje faz inveja para quem precisa encarar a rotina maçante da vida na cidade. E reconhece o privilégio que é viver cercada da natureza.

“Antigamente as pessoas tinham a maior vergonha de dizer: eu sou da roça. Hoje, quem está morando no campo tem uma diferença grande. Quem está morando na cidade tem o maior sonho de ter uma casinha dessa, de ter uma piscina dessa, e nós temos esse privilégio”, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES