Agricultores do semiárido piauiense recebem kits de irrigação

Com a ação, a Codevasf fortalece agricultura familiar no semiárido piauiense com kits de irrigação.

Produção agrícola | Divulgação Codevasf
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grupo de 20 famílias da comunidade Moreira, no município de Dom Inocêncio, foi contemplado com a entrega de kits de irrigação para atividade agrícola. Os equipamentos foram entregues pela Codevasf.

A comunidade investe na produção de batata-doce com o uso de kits entregues pela Companhia. A produção do tubérculo é destaque na região.

 Segundo Everaldino de Brito, chefe do escritório da Codevasf em Oeiras,  com o acesso aos kits de irrigação doados pela Codevasf o agricultor passa a ter mais segurança para trabalhar.

Codevasf estimula atividade agrícola no Piauí (Divulgação)

Atividade agrícola

"Além do sistema de irrigação, a empresa estruturou a atividade com outros equipamentos e com acompanhamento técnico. “Outros segmentos foram implantados na comunidade com o apoio da Companhia, como apicultura e piscicultura, mas o destaque tem sido mesmo o projeto de irrigação”, explica Brito.

 O plantio direto no cultivo de batata-doce, além de milho e melancia, com uso de kit de irrigação familiar para dimensão de dois a cinco mil metros quadrados, teve início em 2014 Nove famílias estiveram inicialmente envolvidas no sistema, em campo produtivo de sementes de leguminosas e gramíneas.

Agricultores produzem batata-doce (Divulgação)

 Atualmente as famílias que integram o projeto vivem do que produzem no campo. O produtor Arão da Silva Santos, 59, sustenta a família com o cultivo da batata-doce e da piscicultura. “Com esse apoio da Codevasf foi gerada mais expectativas na comunidade. Por meio da produção de batata-doce, conseguimos ter uma renda que não tínhamos antes. Com esse apoio nós continuaremos desenvolvendo esse projeto”, diz o agricultor.

Atividade agrícola no semiárido (Divulgação)

Em 2020, foram produzidas cerca de 15 toneladas de batata-doce 

Na safra 2020, foram produzidas cerca de 15 toneladas, totalizando R$ 51,2 mil em receita – o preço por quilo é de R$ 3,38. A produção do tubérculo ocupa uma área de apenas 0,31 hectare, o que corresponde a produtividade de 50,4 toneladas por hectare ao ano.

 Além da batata-doce, os agricultores produzem melancia, uva, maracujá, entre outras culturas. Antes do apoio da Codevasf, a comunidade vivia da pesca artesanal e do cultivo de sequeiro, apenas no período chuvoso. A distribuição de kits de irrigação com as tecnologias de irrigação por gotejamento integra as ações do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável da Codevasf e atende às determinações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES