Agricultores são beneficiados com kits produtivos pela Codevasf

Kits de pesca foram entregues no norte do Piauí

Trinta famílias de produtores rurais da comunidade Canto do Igarapé, zona rural de Ilha Grande, no Norte Piauiense, estão melhor estruturadas para desenvolverem suas atividades. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipou os agricultores com kits produtivos para pesca, piscicultura e horticultura.

Entre os equipamentos entregues estão oito motores de rabeta, 16 caixas de isopor de 160 litros, uma balança digital, duas pulças de malha para captura de peixes e cinco berçários de malha, visando melhoria no trabalho dos piscicultores, além de dois kits de gotejamento para uma área de produção de horticultura de 500 metros quadrados.

"A Codevasf faz um reforço grande para o incentivo das atividades da agricultura familiar, incrementando a piscicultura, a apicultura, a horticultura e a pesca. Além da entrega desses kits produtivos, contamos com toda assistência dos técnicos da Companhia para que essas comunidades venham a ter um aprimoramento de suas atividades produtivas", destaca Fábio Miranda, superintendente regional da Codevasf no Piauí.

As famílias beneficiadas têm como principal fonte de renda a agricultura familiar e o artesanato. A piscicultora Elisabete Nascimento conta que antes de receber os kits existia muita dificuldade dela e dos membros da comunidade na execução de suas atividades por falta de equipamento.

"Esses kits vieram em boa hora. Estávamos precisando muito para a melhorar a qualidade e o desenvolvimento do nosso trabalho. Eles vão ser úteis, pois não temos condições de comprar esses equipamentos. Eu sou piscicultora e não tinha muita estrutura. Agora estou mais preparada", relata.

"Estivemos em diversas comunidades da zona rural de Ilha Grande e de ilhas do delta do Parnaíba. Visitamos dezenas de famílias e procuramos beneficiar aquelas inseridas em uma comunidade que já trabalhava e desenvolvia atividades de pesca, piscicultura e horticultura", explica Rafson Varela, chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.

Além do apoio estrutural, a Codevasf, em parceria com o Departamento de Pesca e Aquicultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Ilha Grande, vai desenvolver num segundo momento diversas capacitações sobre o manejo produtivo e a orientação quanto a gestão econômica dessas atividades.

A Codevasf, desde a chegada ao Piauí, já realizou diversas ações de incentivo e estruturação de comunidades que trabalham com a agricultura familiar nos mais de 200 municípios na área de atuação no Piauí e no Ceará, com a entrega de milhares de kits que visam o melhor desenvolvimento do trabalho dos agricultores familiares e o aumento da renda desse produtores.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com