AgroNordeste beneficiará 38 municípios da região Vale do Canindé

O governador apresentou proposta para que esse projeto no Piauí seja somado a outro projeto que trata da produção do biodiesel.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí, Germano Coelho, e com o deputado estadual Evaldo Gomes, nessa quinta-feira (5), no escritório da Residência Oficial. Na oportunidade, trataram sobre a instalação do AgroNordeste, o principal projeto do governo federal para o Nordeste.

De acordo com Germano Coelho, este é um projeto estratégico que vai abranger 38 municípios da região do Vale do Canindé para desenvolver a cadeia produtiva do mel e da ovinocaprinocultura. “Serão instalados dois escritórios de gerenciamento nas cidades de São João do Piauí e Paulistana, onde vamos montar um centro que vai agregar órgãos como Incra, Senar, Mapa, Sebrae e Conab para gerenciar a assistência técnica, empreendedorismo rural e crédito por meio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. É um plano voltado para pegar essas cadeias produtivas, desenvolver e atrair mercado para conseguir como resultado o aumento da produção, bem como fazer com que os jovens sejam atendidos pelo empreendedorismo rural”, explicou o gestor.

Audiência com o superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí, Germano Coelho (Foto: Roberta Aline)

O Plano AgroNordeste focará as ações no território do Alto Médio Canindé, abrangendo 38 municípios com população rural de 157 mil pessoas. O projeto está sendo implantado em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. O público-alvo são os pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir os negócios e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

Na oportunidade, o governador apresentou uma proposta para que esse projeto no Piauí seja somado a outro projeto que trata da produção do biodiesel. “É possível isso com a agricultura familiar e com jovens produtores que são os objetos desse programa. A proposta que apresentei foi voltada para a produção do cártamo que é uma leguminosa que tem uma produtividade maior que a soja. Estima-se em 6 mil kg por hectares, com 45% de teor de óleo e, com isso, poder ter uma nova opção e oportunidade para a geração de renda no semiárido”, comentou Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES