Água para todos: 18 mil são beneficiados em núcleos urbanos

Concessionária de abastecimento d'água trabalha para oferecer o serviço em áreas urbanas consolidadas

Ana Maria, do Povoado Alegria, sofria com a falta d´água e hoje tem em quantidade | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já pensou em passar um B-R-ó-bró sem água? A moradora do Povoado Alegria, Ana Maria, conhece bem essa história. A região sofria com o desabastecimento e os moradores tinham duas escolhas: comprar água mineral para beber ou usar a água barrenta de poços. Hoje o líquido que sai direto da torneira, cristalino e pronto para o uso, é um bem mais que precioso.E o sofrimento era grande tanto no período de calor, como no de chuvas. 

"Antes do projeto da Águas de Teresina nós vivíamos uma situação crítica sem água tratada. Além disso, no período das chuvas era ainda pior, porque a água dos poços ficava muito barrenta. Hoje temos uma água de boa qualidade que fazemos uso", conta a dona de casa.

Ana Maria, do Povoado Alegria, sofria com a falta d´água - Lucrécrio Arrais

Melhorias

A situação, que podemos dizer que mudou da água para o vinho, quando na verdade mudou do barro para a água, é a mesma para mais de 18 mil pessoas que foram beneficiadas em áreas urbanas consolidadas pela concessionária de saneamento básico de Teresina. Através de uma subconcessão, 100% da área urbana e regular do município tem água na torneira.

Somente neste mês de novembro, cerca de 800 famílias residentes nos núcleos urbanos Boa Hora e Santa Helena são beneficiadas com a implantação de rede de água e sistema de tratamento de esgoto. Os investimentos da Águas de Teresina vão garantir água de qualidade, regularmente e com pressão nas torneiras.

A dona de casa hoje tem água disponível  e de qualidade - Lucrécio Arrais

Núcleos

Além disso, há um pouco mais de um ano, a Águas de Teresina trabalha nas regiões do Cerâmica Cil, Usina Santana e Tabocas. Estes locais também passaram por grandes melhorias a partir da perfuração de poços e a padronização das ligações, permitindo um melhor serviço. Neste três núcleos são mais de  4,6 mil famílias.

Dignidade para zonas mais afastadas

O trabalho de evolução no abastecimento de regiões mais distantes do Centro de Teresina impacta positivamente a qualidade de vida da população. Este trabalho parte de um exercício de empatia da Águas de Teresina, que busca levar dignidade às pessoas através do bem essencial que é essencial à vida.

Fernando Lima  diz que é preciso garantir atendimento às famílias - Raissa Morais

Atendimento

Para Fernando Lima, diretor executivo da Águas de Teresina, é preciso garantir o atendimento às famílias. 

"O contrato de concessão é apenas para a zona Urbana. Mas em toda a cidade as regiões vão se adensando e se urbanizando. Neste caso, há atualização do plano diretor. Núcleos rurais criam características urbanas. Então fazemos um trabalho de parceria para regularizar o abastecimento dessas regiões", considera.

Hoje o povoado onde Maria mora tem água - Lucrécio Arrais

Períodos de calor

A ideia é fazer com que o teresinense passe pelos períodos de calor com conforto. 

"O calor, no B-R-Ó-bró, é imperdoável, então eram situações muito críticas. Mas hoje entregamos um serviço de qualidade, e até dignidade. Para isso, temos o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e a nossa Agência Reguladora [Arsete]", acrescenta Fernando.

Fernando explica que esse trabalho vai muito além da rentabilidade da empresa com uma nova rede de clientes. "É dar qualidade de vida para essas pessoas. Vencemos etapas jurídicas, mas isso depende muito do avanço do plano diretor. A janela do contrato existe e precisamos trabalhar com segurança jurídica. Então cada passo é importante", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES