Águas de Teresina alerta para lançamento irregular de água da chuva na rede de esgoto

Contribuição de águas pluviais na rede de esgoto potencializa os riscos à segurança operacional do sistema.

| Reprodução/Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do período chuvoso, a Águas de Teresina faz um alerta para o lançamento indevido de água de chuva no sistema de esgotamento sanitário. A ação caracteriza irregularidade, pode causar extravasamentos, mau cheiro e colocar em risco a eficiência do serviço de esgotamento sanitário. A irregularidade é passível de multa e o valor pode chegar a R$ 1.167,60. 

A lei complementar Nº 4.729, de 10 de junho de 2015, determina que não é permitido o despejo de águas pluviais na rede de esgotos, nem o despejo de esgotos ou de águas residuais e de lavagens, nas sarjetas dos logradouros ou em galerias de águas pluviais. O Regulamento dos Serviços Públicos e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário também prevê a irregularidade como passível de multa. 

“Neste momento, optamos pela ação educativa, de modo a orientar os usuários sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário. É sempre válido destacar os direitos e deveres dos usuários e da concessionária, sendo transparentes na informação e, claro, na forma de atuar. A cidade é sempre a maior beneficiada”, afirma Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina. 

Para garantir a plena operação do sistema, a concessionária reforça a importância da correta conexão do imóvel nas áreas que há rede de esgoto disponível. A Águas de Teresina disponibiliza a rede de esgoto na rua. Já a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas, por exemplo. Atenção: a água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal nunca pode ser ligada à rede de esgoto.  

“A rede coletora é dimensionada apenas para receber o esgoto, daí a importância de destacar a finalidade dos dois sistemas: esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais. Quando se liga água de chuva, os tubos não aguentam o volume e o esgoto pode transbordar e extravasar pelas ruas, inclusive, voltar para dentro das casas”, alerta Pedro Alves. 

Um exemplo de como a contribuição de água da chuva na rede de esgoto pode ser danosa, foi o rompimento de parte da rede coletora na avenida Raul Lopes, zona Leste. A Águas de Teresina fez a substituição de aproximadamente 400 metros de rede, após constatar, durante uma sondagem, que a tubulação, já antiga, recebeu grande sobrecarga de água da chuva e não suportou. O material usado na substituição foi ferro fundido, cuja vida útil chega a ser até 80 anos superior às redes de concreto. 

A Águas de Teresina tem investido diariamente para manter a rede de esgoto em pleno funcionamento. Ao lavar louças, ligar o chuveiro, dar descarga, lavar a roupa, inicia-se o processo de formação de esgotos. No entanto, o descarte incorreto de lixo e demais resíduos compromete a eficiência do serviço. A concessionária pede a colaboração da população. Medidas simples podem ser adotadas para manter a operação segura, são elas:

- Não jogue papel higiênico, absorvente íntimo, fralda, ponta de cigarro, preservativo, lâmina de barbear ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário;

- Não jogue pó de café, restos de comida, cascas de frutas, legumes, óleo ou qualquer outro tipo de detrito na pia da cozinha;

- Os ralos que recebem água da chuva não podem ser conectados à rede de esgoto. Corre-se o risco do esgoto voltar pelos ralos para dentro da casa;

A Águas de Teresina está aberta a receber denúncias e autodenúncias (quando ocorre a comunicação espontânea da infração) através do 0800 223 2000 ou 115. Estão disponíveis também os canais WhatsApp (86) 98124-3199 e  www.aguasdeteresina.com.br. 

Canais para denúncia:

0800 223 2000 ou 115

WhatsApp: (86) 98124-3199

Serviços Online: www.aguasdeteresina.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES