Águas de Teresina amplia equipes para conter vazamentos

Em 2018, serão investidos R$ 22 milhões em gestão de perdas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina ampliou em 30% o número de equipes que trabalham na manutenção das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O número de serviços solicitados apresentou uma crescente desde a assunção da empresa. O aumento de novembro em relação ao mês de julho foi de 125%, o que reforça a necessidade de ampliar o número de equipes para acompanhar as demandas.

Entre os serviços que mais se destacam está a correção de vazamentos. De julho a novembro, foram mais de 19 mil reparos na rede de distribuição de água. A concessionária tem atendido as demandas que chegam via canais de atendimento e também trabalhado de forma proativa para identificar os locais onde há vazamento.

 “Mensalmente, são realizados cerca de 4.500 reparos na cidade. Esses números têm aumentado progressivamente com o aumento da pressão nas redes de distribuição, já que elevamos a disponibilidade de água para atender áreas críticas que há anos vinham sofrendo com abastecimento irregular. Nosso esforço inicial foi garantir um B-R-O Bró melhor do que nos anos anteriores. A partir de agora focaremos também na gestão de perdas, que entre outras ações, envolve as manutenções na rede, o que nos fez ampliar o número de equipes”, destaca Diogo Mochão, gerente de Serviços.

Um exemplo do efeito que acontece quando as redes começam a receber mais água ocorreu após a ampliação e modernização do sistema que abastece os bairros na região da Grande Santa Maria da Codipi. Lá, foram deslocadas quatro equipes somente para identificar os vazamentos e fazer os reparos. Em um mês, foram executados mais de 500 reparos em redes e ramais, um esforço para manter a plena distribuição de água tratada.

Além da força-tarefa para o reparo dos vazamentos visíveis, a Águas de Teresina tem trabalhado de forma proativa para identificar os vazamentos que não afloram no asfalto, trabalho este feito pelas equipes por meio do geofone eletrônico. A identificação se dá a partir de sensores de solo sensíveis ao som da água e que são acoplados ao equipamento. Quanto maior a intensidade desse som, mais próximo o vazamento pode estar.

Combater as perdas de água tratada tem sido um desafio encarado com bastante atenção pela Águas de Teresina. Dentro desse planejamento, a concessionária providenciou a instalação de  Pontos de Controle de Pressão (PCPs), além de ventosas na rede, equipamentos cuja finalidade é garantir a distribuição de água na rede de forma otimizada, evitando o desperdício. Em 2018, serão investidos aproximadamente R$ 22 milhões nas ações que integram o planejamento para controle de perdas.

Pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o índice de perda de água tratada em Teresina é de 53,75%, superando a média nacional, que é de 36,7%. No entanto, a concessionária estima que esse número chega a 63% e pretende, até agosto do próximo ano, reduzir para 51%.

“Temos a nosso favor a tecnologia e equipes capacitadas periodicamente para fazermos o monitoramento da água em tempo real, desde a saída da estação de tratamento até o usuário, através do Centro de Controle Operacional (CCO). É essa gestão permanente que contribui para identificar vazamentos e possibilitar consertos no menor tempo possível, otimizando processos e recursos”, destaca Mochão.

A concessionária reforça que a participação da população tem sido importante na localização dos vazamentos em vias públicas, informações que têm chegado via 0800 223 2000; 115; Whatsapp (98124 3199); como também pelas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES