Águas de Teresina faz saneamento básico com tecnologia de ponta

A subconcessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário investe no controle e monitoramento tecnológico para prestar um serviço de excelência

Águas de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina completa esta semana quatro anos como subconcessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da zona urbana da capital, a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP). De lá para cá, a empresa investiu em tecnologia de ponta para aprimorar ainda mais os processos internos.

Nelson Yamashita, especialista em automação da Águas de Teresina (Foto: Divulgação)

Além de toda a expertise da equipe técnica envolvida na produção, tratamento e distribuição da água na cidade, a empresa adotou novos aparatos tecnológicos para otimizar a gestão e eficiência dos trabalhos. Anualmente, a empresa investe mais de R$ 1 milhão na automação de sistemas que monitoram as etapas de tratamento da água e do esgoto, a fim de manter a qualidade do serviço prestado.

O sistema automatizado permite maior precisão do serviço. “O controlador é capaz de tomar decisões e manter a autonomia do sistema com o mínimo de intervenção humana. Isso permite maior segurança e eficiência operacional, além de reduzir desperdícios com água e energia, uma vez que o sistema é programado para manter seu comportamento normal, corrigindo erros e gerando alarmes para manter a operação”, destaca Nelson Yamashita, especialista em automação da Águas de Teresina.

Centro de Controle de Operações

Além da automação, o Centro de Controle de Operações (CCO) da Águas de Teresina regula todas as tecnologias envolvidas no processo de otimização dos serviços de água e esgoto da capital. “O CCO funciona gerenciando todas as informações de automação, telemetria, vazão, controle de nível e pressão, determinando a melhor maneira de abastecer a cidade, deixando o abastecimento sempre constante. Também faz o monitoramento de controle de qualidade, pressão, tratamento e toda a parte operacional da cidade”, explica José Henrique, coordenador do CCO.

Águas de Teresina usa tecnologia de ponta (Foto: Divulgação)

Ele destaca que as Estações de Tratamento de Água também passaram por grande transformação tecnológica. “Na ETA temos implantados os sistemas de telemetria e automação para controle de parâmetros de qualidade para determinar a melhor forma de operação, controle de vazão e dosagem de produtos químicos. Isso é importante porque aumenta a agilidade na tomada de decisões, pois todas as informações são em tempo real, diminuindo o tempo de resposta e melhorando seus indicadores operacionais”, acrescenta o coordenador.

Tecnologia necessária

Investimentos em modernização dos sistemas são de extrema importância no âmbito industrial. “No setor de saneamento, além dos benefícios com segurança dos processos, aumento da eficiência e da disponibilidade, sistemas automatizados ainda garantem a compreensão precisa dos diferentes cenários de distribuição da água e esgoto, tudo em tempo real, no nosso caso, a partir do Centro de Controle de Operações”, explica Nelson Yamashita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES