mais

Águas de Teresina: muitas obras de saneamento por toda a capital

O município avança em abastecimento de água a partir de grandes investimentos em obras espalhadas por todas as zonas da capital

A Águas de Teresina está promovendo uma verdadeira revolução no saneamento básico da cidade. São várias obras acontecendo, desde 2017, para garantir uma cobertura de água eficaz, além da ampliação da coleta e tratamento de esgoto. De lá para cá, foram aplicados aproximadamente R$ 980 milhões, garantindo benefícios à população do município em todas as zonas.

Águas de Teresina investe em obras por toda a cidade de Teresina (Foto: Divulgação)Águas de Teresina investe em obras por toda a cidade de Teresina (Foto: Divulgação)

É o que explica Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina. “Completamos quatro anos de trabalho com investimentos significativos. No primeiro momento, o maior foco foi a regularização do abastecimento. Tínhamos problemas crônicos como deficiência do abastecimento, pressões baixas e lugares com água dia sim, dia não. Isso era grave para uma capital como Teresina”, revela.

Os investimentos foram bem aplicados. “Nós direcionamos o foco também para a redução de perdas. Saímos, do início do contrato, de 64% de perdas, chegamos ao ano passado em 43% e queremos chegar a 25%. A cada 100 litros, perdíamos 64. As principais causas são vazamentos, por materiais de baixa qualidade, e fraudes, que trazem risco ao abastecimento regular”, enumera.

100% de cobertura de abastecimento

Hoje a Águas de Teresina, uma parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado do Piauí, atende 100% de cobertura de abastecimento dentro da zona urbana da cidade. Para isso foram feitos investimentos em ampliação da capacidade de produção de água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e poços.

Foram realizadas a ampliação de adutoras de captação e distribuição, além da ampliação dos sistemas de bombeamento para toda a cidade. 

Águas de Teresina investe em obras por toda a cidade de Teresina (Foto: Divulgação)Águas de Teresina investe em obras por toda a cidade de Teresina (Foto: Divulgação)Águas de Teresina investe em obras por toda a cidade de Teresina (Foto: Divulgação)

“A Águas de Teresina atuou em diversas zonas da cidade, visando regularizar o atendimento em mais de 32 bairros da capital, mais de 33 km de rede implantados, levando água tratada para toda a população de Teresina. Implantamos um sistema de automação e telemetria em mais de 90% do sistema de abastecimento de Teresina, aumentando a eficiência e capacidade de abastecimento da cidade, controlado pelo Centro de Controle de Operações 24 horas por dia”, explica Murilo Formiga, gerente de Operações da subconcessionária.

Zona Norte

As ETAs receberam benefícios importantes. “Ampliamos em 900.000 litros por hora a capacidade de tratamento e distribuição da ETA Codipi da Zona Norte, realizamos investimento em modernização e automação do sistema de tratamento e monitoramento de controle de qualidade de água das ETA's Sul e Norte, perfuração de mais de 17 novos poços totalizando uma vazão de 340.000 litros por hora em diferentes zonas da cidade”, aponta Murilo.

Zona Sudeste

A região do grande Dirceu recebeu diversos investimentos para o bombeamento d’água. “Para regularizar o abastecimento na zona Sudeste, implantamos um sistema de bombeamento novo, denominado Booster Dirceu, onde ampliamos a capacidade de distribuição de água para a região”, acrescenta o gerente de Operações.

Zona Leste

Os bairros da zona Leste de Teresina também foram beneficiados. “Para zona Leste, ampliamos a capacidade de bombeamento do Booster Petrônio Portela e a implantação de um novo sistema de bombeamento no R7 Jóquei. Assim, ampliamos o volume de água disponibilizado para o Planalto Uruguai, garantindo o abastecimento da região sem intermitência”, complementa Murilo.

Zona Sul

Para a distribuição foram implantados cerca de 17 km de adutora de distribuição e 9,9 km de rede de distribuição, para atendimento a todas as zonas de Teresina. “Implantamos também cerca de 3,5 km de adutora de água tratada da ETA Sul para os reservatórios do Parque Piauí, aumentando a capacidade de distribuição da ETA Sul”, acrescenta.

Mais investimentos

Para garantir a capacidade de distribuição de água em Teresina e dar continuidade para manter a capacidade em 100% da cidade, a Águas de Teresina vai realizar mais melhorias no município durante os próximos anos.

Murilo explica que terão diversas obras nas zonas Leste, Sudeste e Sul. “Projetado para os próximos anos de subconcessão, estão previstos mais 13 km de adutoras de distribuição para as zonas Leste e Sudeste. Mais 6 km de adutora de distribuição para a zona Sul. Além da ampliação de 6.000m³ de reservação para zona Norte e implantação de um sistema de bombeamento capaz de bombear mais de 350.000 litros por segundo no Sistema Parque Brasil”, finaliza.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail