Air Canada compra 30 aeronaves elétricas ES-30 da Heart Aerospace

Companhia aérea canadense aposta em aeronave regional elétrica, prevista para entrar em serviço em 2028

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Air Canada anunciou na última quinta-feira (15) que assinou um acordo de compra de 30 aeronaves ES-30 híbridas elétricas em desenvolvimento pela Heart Aerospace, da Suécia. A linha aérea também adquiriu uma participação acionária de US$ 5 milhões na Heart Aerospace.

Segundo a fabricante, o ES-30 permitirá atender rotas regionais de passageiros de forma mais sustentável, fornecendo conectividade de baixa emissão para comunidades locais a médio e longo prazo. O modelo será capaz de transportar 30 passageiros sentados em três assentos por fileira (na configuração 2+1), com galley e lavatório.

Modelo do avião elétrico (Foto: Divulgação)

O projeto prevê que a aeronave será alimentada por baterias de íons de lítio e será mais silenciosa, terá melhores parâmetros operacionais, será mais confiável e terá uma pegada ambiental menor do que as aeronaves turboélice convencionais. Também será equipada com geradores híbridos de reserva que podem usar combustível sustentável de aviação.

Totalmente ocupado, o ES-30 foi projetado para ter um alcance totalmente elétrico e de emissão zero de 200 km. Isso pode ser estendido para 400 km com energia complementada pelos geradores, e até 800 km se a ocupação for restrita a 25 passageiros. Espera-se que o tempo de carregamento das baterias da aeronave seja de 30 a 50 minutos.

“A Air Canada assumiu uma posição de liderança na indústria para lidar com as mudanças climáticas. A introdução em nossa frota da aeronave regional elétrica ES-30 da Heart Aerospace será um passo à frente em nossa meta de emissões líquidas zero até 2050. A Air Canada já está apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias, como combustíveis de aviação sustentáveis e captura de carbono, para lidar com as mudanças climáticas. Agora estamos reforçando nosso compromisso investindo em tecnologia revolucionária de aeronaves elétricas, tanto como cliente do ES-30 e como sócio da Heart Aerospace", disse Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES