Alcolumbre é eleito presidente do Senado após desistência de Renan

Senador ssumirá o comando da Casa pela primeira vez

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após tumulto e muito bate-boca em plenário sobre o modelo de votação, voto a mais na urna e a desistência do senador Renan Calheiros (MDB-AL), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) venceu a eleição para assumir a presidência do Senado neste sábado (2).

 Aliado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), Alcolumbre assumirá o comando da Casa pela primeira vez. 

O senador foi eleito com 42 de um total de 77 votos -- os senadores Jader Barbalho (MDB-PA), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Maria do Carmo (DEM-SE) não votaram.

Alcolumbre afirmou em seu primeiro discurso que pretende acabar com o voto secreto nas votações que presidirá daqui para a frente. 

"No que depender de mim, essa será a última sessão do segredismo, essa foi a última vez que o voto foi secreto nessa Casa", afirmou Alcolumbre ao assumir a presidência do Senado neste sábado (2). "Só com transparência vamos recuperar a imagem e importância do Senado", disse.

Alcolumbre venceu a disputa contra os senadores:  

 Espiridão Amin (PP-SC) - 13 votos  

 Angelo Coronel (PSD-BA) - 8 votos,    

Reguffe (Sem partido-DF) - 6 votos  

 Renan Calheiros (MDB-AL) - 5 votos

 Fernando Collor (Pros-AL) - 3 votos

PedroLadeira

A votação foi com voto secreto, registrado em cédulas, após decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli. Mas alguns senadores anunciaram a escolha enquanto depositavam as cédulas nas urnas.

Amin ficou em segundo lugar com 13 votos. Coronel conseguiu oito votos, Reguffe ficou com seis e Collor, com três votos. Renan, apesar de não estar mais concorrendo, foi votado por cinco colegas.

Principal adversário de Alcolumbre na disputa, Calheiros desistiu da presidência em meio à segunda votação para a escolha do presidente da Casa.  A primeira foi cancelada porque alguém depositou mais de uma cédula na urna.

Renan reclamou do fato de alguns senadores terem declarado em quem estava votando --  o STF havia determinado votação secreta.

Ele afirmou que "esse processo não é democrático". "Então, para demonstrar que esse processo não é democrático, eu queria lhes dizer que o Davi [Alcolumbre] não é Davi, o Davi é o Golias. Ele é o novo presidente do Senado porque eu retiro minha candidatura. E eu não vou me submeter a isso", disse, em tom inflamado.

Antes de Renan anunciar a decisão, o senador Flávio Bolsonaro depositou seu voto e anunciou que havia desistido de exercer o direito do voto secreto. Ele anunciou que havia escolhido Davi Alcolumbre (DEM-AP), principal rival de Renan.

Após a desistência de Renan Calheiros alguns adversários de Alcolumbre, como o senador Esperidião Amin, tentaram fazer com que a votação foi cancelada e reiniciada novamente, mas os colegas da mesa diretora, que comandavam o processo, não concordaram.

Apesar da decisão de que o voto seria secreto, muitos senadores foram ao microfone declarar o voto e até exibiram as cédulas para as câmeras.

Os senadores Major Olímpio (PSL-SP), Simone Tebet (MDB-MS) e Alvaro Dias (Podemos-PR) também desistiram da disputa, ainda antes da primeira tentativa de votação. Na sexta-feita (1°), Tasso Jereissati (PSDB-CE), considerado um dos principais opositores da candidatura de Renan, já havia declinado da sua candidatura. 

A sessão para escolher quem comandará a presidência do Senado pelos próximos dois anos se iniciou na tarde de sexta, mas, após impasse, foi suspensa e retomada neste sábado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES