Alepi aprova novo Projeto de Lei para combate à violência contra a mulher

O Projeto de Lei Ordinária obriga restaurantes, bares e casas noturnas a adotar medidas de auxílio a mulheres que se sintam em situação de risco.

ALEPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão plenária híbrida, a Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) aprovou nesta terça-feira (18), Projetos de Lei sobre combate à violência contra as mulheres e pessoas idosas no Piauí.

Os deputados estaduais votaram em dois turnos o Projeto de Lei Ordinária (PLO), que obriga restaurantes, bares e casas noturnas a adotar medidas de auxílio a mulheres que se sintam em situação de risco.

O projeto é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que também obteve aprovação do PLO Nº42/2020 que institui programa de denúncia de casos de violência contra a pessoa idosa por meio de aplicativo.

Assembleia Legislativa do Estado  do Piauí (Alepi) - Foto: Divulgação/Alepi

Outros projetos

Os parlamentares presentes na sessão também votaram em projetos sobre habitação, defesa dos animais, reconhecimento de utilidade pública, entre outros temas, durante a Ordem do Dia. 

Foi aprovado em primeira e segunda votação o Projeto de Lei Ordinária do Governo Nº 03/2021 que autoriza a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH/PI) a renegociar as dívidas de contratos imobiliários relativas aos seus empreendimentos habitacionais com os mutuários.

Durante a sessão, houve a aprovação do PLO Nº 185/2020, que estabelece o programa de apoio psicológico destinado a policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária vítimas de traumas ocorridos durante o exercício de suas atividades profissionais.

A Casa aprovou o Projeto de Lei do deputado Themístocles Sampaio (MDB), que denomina José Fortes Sobrinho o trecho da PI-213, que liga a cidade de Esperantina ao ao Povoado Volta da Jurema, no município de Caraúbas.

Utilidade Pública

O deputado João Madison (MDB) teve dois Projetos de sua autoria aprovados em duas votações. Trata-se do Projeto que reconhece a Utilidade Pública do Centro de Capacitação e Aprendizagem (CCAT), em Teresina, filial da Ser Especial, Associação Assistencial de Integração ao Trabalho (AAIT). O outro PLO aprovado reconhece a Utilidade Pública do Estatuto da Juventude de Piripiri.

Também foi aprovado o reconhecimento da Utilidade Pública da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pequenos Produtores Rurais de Malhada, sediada na cidade de Canto do Buriti. A proposição é do deputado Dr. Hélio (PL).

Ainda em relação à Utilidade Pública, obteve reconhecimento a Associação de Coordenadores de Escolinhas de Futebol Amador de Teresina (ACEFAT). O deputado Gessivaldo Isaías é o autor da proposta.

Os deputados aprovaram em primeira e segunda votação o reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Piauí a Procissão de Nossa Senhora dos Remédios, realizada no município de Piripiri. O Projeto tem autoria da ex-deputada Jove Oliveira (PTB).

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) é o autor do Projeto referente ao reconhecimento da Utilidade Pública da Associação Cultural Maria Bonita, situada em Teresina.

A deputada Teresa Brito obteve aprovação de PLO que inclui no calendário oficial o “Dia Estadual do Acólito”. Outra ação que passa a integrar o calendário é a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Tuberculose. A matéria foi aprovada por meio do PLO Nº 95/2019.

Teresa Brito - Foto: Alepi

Teresa Britto teve proposta sobre o estabelecimento de critérios apropriados para o descarte de filmes de radiografias aprovada pelos parlamentares. O material a que se refere o Projeto é utilizado na realização de exames médicos e odontológicos.

O Projeto de Resolução Nº 18/2019, que institui a Frente Parlamentar de Proteção de Defesa dos Animais, foi aprovado em dois turnos pelos parlamentares da Alepi. A deputada Teresa Britto, autora da proposta, cobrou em plenário a discussão de políticas públicas de proteção aos animais. 

“Essas políticas não têm sido tratadas como deveriam. Prefiro trazer ao debate, discutir e cobrar medidas que possam amparar esses animais. Você anda pelo Estado e encontra uma quantidade imensa de animais abandonados. Não há responsabilidade e políticas de proteção. Não há abrigos. Os asininos e equinos vivem soltos na natureza. Eles sofrem e provocam acidentes”, relata a parlamentar. 

Indicativos de Projeto de Lei

Os deputados aprovaram também o Indicativo de Projeto de Lei Nº 12/21 , que autoriza a promoção de ação de apoio ao setor de eventos consistente na divulgação de seleção pública para incentivo à realização de eventos corporativos, em meio virtual, durante a pandemia da Covid-19. A matéria é de autoria do deputado Severo Eulálio (MDB).

O parlamentar também teve outro indicativo de Projeto de Lei de sua autoria aprovado em plenário. Trata-se de matéria que autoriza pagamento de auxílio de reforço à renda destinado a profissionais do setor de eventos, que tiveram prejuízos em razão da pandemia da Covid-19.

Os parlamentares aprovaram matéria referente ao setor da educação. Trata-se do Indicativo de Projeto da deputada Lucy Soares (Progressistas) que obriga a realização de testes para diagnóstico da Covid-19 em professores e funcionários de instituições públicas de ensino no reinício das atividades e, periodicamente, durante o período letivo.

O Indicativo de Projeto de Lei Nº 23/21 do deputado Dr. Hélio Oliveira (PL), que trata sobre a concessão de pensão por morte a filhos de pais que tenham morrido em consequência da Covid-19 no Piauí, foi aprovado durante a sessão plenária.

O Indicativo de Projeto de Lei Nº 27/2021 que dispõe sobre desconto no Imposto sobre a Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) recebeu a aprovação dos deputados da Casa. A matéria foi proposta pelo deputado Júlio Arcoverde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES