Alepi aprova projeto que institui como feriado estadual a terça de Carnaval

O Projeto de Lei, do deputado Franzé Silva (PT), visa beneficiar comércio, empresas, empregados e empregadores

Alepi aprova projeto que institui como feriado estadual a terça de Carnaval | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão plenária dessa terça-feira (6), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 126/19, que institui como feriado estadual a terça-feira de Carnaval. O Projeto segue, agora, para sanção do governador Wellington Dias.

O PLO é de autoria do deputado Franzé Silva (PT) e atende a reivindicação do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia no Estado do Piauí (Sintshogastro) e trabalhadores dessas categorias, que apontam prejuízos do setor em razão de a data não ser oficialmente feriado.

Na visão do deputado Franzé Silva, o ponto facultativo beneficia apenas o serviço público - Foto: Ascom

De fato, no Brasil, o Carnaval, apesar da grande mobilização popular em torno da celebração, não é considerado feriado nacional, sendo adotado apenas como ponto facultativo. A data tem importância cultural e econômica.

Na visão do deputado Franzé Silva, o ponto facultativo beneficia apenas o serviço público. O comércio, empresas e empregadores, por outro lado, acabam prejudicados, ao oferecerem dispensa do trabalho, o que, muitas vezes, exige alguma forma de compensação.

“O Sintshogastro nos apontou a ocorrência de prejuízos para os trabalhadores do setor, por conta do fato de o Carnaval não ser, oficialmente, feriado. O que queremos, portanto, é corrigir esse problema”, observa o parlamentar.

“O projeto que propusemos, ouvindo a categoria da hotelaria e gastronomia estadual, busca, portanto, ao reconhecer o Carnaval como feriado estadual, permitir melhorias nas condições profissionais de todos os setores envolvidos na organização do evento”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES