Alerta: boneca aparece em vídeos infantis incentivando suicídio

Nos vídeos, a personagem interrompe a exibição com mensagens incitando as crianças a tirarem a própria vida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pais de crianças do Piauí e do Brasil estão assustados. Um vídeo com conteúdo infantil, hospedado no Youtube, aparece com imagens aleatórias de uma boneca chamada Momo, que interrompe a exibição com mensagens incentivando as crianças a cometerem suicídio.

Durante o vídeo a boneca ensina passo a passo como cortar os pulsos. O conteúdo também é reproduzido através de mensagens de Whatsapp. Assim como o desafio da baleia azul a boneca Momo é mais uma corrente que circula pelo WhatsApp e outras redes sociais.

Crédito: divulgação.

A boneca,de aparência macabra,  na verdade, é uma escultura que está situada numa galeria em Tóquio. A imagem tem sido  usada por pessoas do mundo inteiro para assustar crianças e adolescentes, além de arrancar informações pessoais e, em última instância, propor desafios perigosos.

A criança já assistiu o vídeo. O que fazer?

De acordo com psicólogo clínico Mário Faustino, com ampla experiência no atendimento de crianças, é preciso analisar os fatores traumáticos com cuidado e atenção. No caso de crianças menores, o ideal é evitar ao máximo a exposição a este tipo de conteúdo. No entanto, cabe um diálogo aberto com crianças que tenham a maturidade mais desenvolvida, de acordo com a idade.

O principal é ver as mudanças de comportamento. “E isso não é só em relação ao vídeo. Tudo que está em evidência chega à criança e gera curiosidade. Se você tocar no assunto com uma criança menor que nunca viu esse vídeo, é possível que ele procure ver. Outra coisa mais importante é discernir bem para as crianças o que é real e o que não é. Não adianta botar medo com bicho-papão, por exemplo. E o principal: é preciso bloquear este tipo de conteúdo”, explica o psicólogo Mário Faustino.

Psicólogo orienta pais. Crédito: Raíssa Morais.

No caso de crianças menores, o principal trauma será o medo do próprio boneco. “A maioria dos filmes de criança são de monstros. Mas muitas crianças sem estrutura familiar podem chegar a seguir o boneco. No entanto, é preciso uma coragem muito grande para fazer esse tipo de coisa. Toda vez que vejo casos assim é com adolescentes, não com crianças. Dependendo do estado emocional, da autoestima, é possível que aconteça esse tipo de coisa”, acrescenta.

Crianças com idade maior podem receber orientação abertamente dos pais. “No caso das crianças maiores, é preciso mostrar ou conversar com a criança o que é o boneco e o que ele representa. Perguntar abertamente o que a criança entende daquilo. Se você perceber que não se instalou nenhum tipo de trauma, é não falar mais sobre o assunto e o principal: ficar vigilante para que o conteúdo não seja passado novamente”, recomenda o psicólogo.

Em caso de medo do boneco, a terapia é a principal recomendação. “No entanto, se a criança já tiver aprendido o significado do medo, ela sofre ameaça por esse boneco. Então no caso o trauma estaria instalado. Trabalhar o trauma instalado depende de terapia. Inicialmente, é preciso levar ao psicólogo. Pois ele terá condição de analisar o trauma e indicar ou não uma terapia conjunta, com psiquiatra”, aponta Faustino.

Suicídio é mais comum a partir dos 8 anos de idade

O psicólogo tranquiliza as famílias com relação ao suicídio de crianças menores, pois é um fenômeno bastante raro na natureza humana. Com a mente imatura para chegar a este tipo ação, a curiosidade é que termina sendo o maior problema para causar acidentes. A criança menor, por natureza, é esquiva a situações onde ela possa sentir dor. No entanto, a partir dos 8 anos a taxa é mais elevada.

Dos 3 a 7 anos não há um pensamento simbólico real. Eles ainda não sabem idealizar uma questão desses, pois ainda vivem a fantasia da infância. “A criança não tem maturidade para cometer suicídio. É uma elaboração mental muito grande. Isso acontece mais a partir da pré-adolescência, onde os hormônios, agressões e as questões de vida estão mais afloradas. A criança é mais esquiva. Para isso acontecer é preciso um trauma muito grande ou um transtorno já estabelecido, mas isso é muito pontual”, explica Mário Faustino.

No entanto, isto não tira a gravidade da situação. A orientação é que os pais estejam atentos ao conteúdo exibido aos filhos. “A criança assistir esse conteúdo é grave. Mas tem que ver o nível de maturidade dela. Uma coisa é a criança ouvir aquilo e não entender o que significa. Mas o que, de fato, ela entendeu? É um ‘boneco malino’, poderíamos dizer. O que ele causa? Medo. E o medo gera traumas. A família tem que olhar como a criança interpretou e externalizou sobre aquilo”, conclui o psicólogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES