Alerta! Infectados por superfungo no país seguem internados; o que se sabe

A Candida auris apresenta alta taxa de letalidade e pesquisam apontam 30% a 60% dos contaminados morrem em decorrência da doença.

A Candida auris apresenta alta taxa de letalidade e pesquisam apontam 30% a 60% dos contaminados morrem em decorrência da doença. | Reprodução/ Agência Fapesp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Identificado em pelo menos três pessoas em duas semanas em Pernambuco, o superfungo Candida auris acendeu um alerta e fez com que a Secretaria Estadual de Saúde do estado gerasse um protocolo de vigilância hospitalar. Os infectados seguem internados e com um quadro clínico estável. Em reportagem do O Globo, o diretor-geral de informações epidemiológicas do órgão, José Lancart de Lima, explicou que nenhum deles procurou atendimento por apresentar algum sintoma associado ao fungo.

“Eles já tinham alguma comorbidade, foram ao hospital e acabaram descobrindo. Mas, até o momento, todos seguem estáveis. Quando estiverem em condições de alta, serão liberados. Não há confirmação de óbito. Seguimos vigilantes para garantir que os casos sejam restritos aos já identificados”, destacou. 

Na última segunda (22), como forma de evitar a disseminação do fungo, a SES-PE suspendeu novos atendimentos no Hospital Miguel Arraes, onde o primeiro paciente foi identificado. No dia seguinte (23), mais um caso no Hospital Português, no Paissandu, área central de Recife, foi confirmado, sendo o paciente um homem de 66 anos.

O microrganismo tem motivado alerta das autoridades de saúde não só no Brasil, bem como nos Estados Unidos. A Candida auris apresenta alta taxa de letalidade e pesquisam apontam 30% a 60% dos contaminados morrem em decorrência da doença.

Com informações do O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES