Alexandre de Moraes autoriza envio do celular de Salles para os EUA

Ministro do Supremo autorizou o envio para que seja feito o desbloqueio do aparelho. Salles teve o celular apreendido em operação da PF e entregou o celular, mas não a senha.

ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o envio do celular entregue à Polícia Federal pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles para os Estados Unidos.

A TV Globo apurou que a decisão de Moraes foi tomada na semana passada e que o objetivo é que o aparelho passe por uma perícia para que seja desbloqueado os investigadores consigam ter acesso aos dados.

Salles deixou o cargo nesta quarta-feira, 23 (vídeo abaixo), pressionado por duas investigações que envolvem a sua suposta participação em esquema de madeira ilegal na Amazônia.

Em maio, Moraes autorizou a PF a fazer busca e apreensão contra Salles na operação Akuanduba, por suspeita de facilitação à exportação ilegal de madeira do Brasil para Estados Unidos e Europa.

ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles 

Na ocasião, agentes da PF afirmaram que os policiais pediram o celular, e o ministro disse que não estava com o aparelho. No mesmo dia, quando foi à Superintendência da PF pedir informações sobre o inquérito, Ricardo Salles também não apresentou o celular.

Salles levou 19 dias para entregar o telefone às autoridades e, quando entregou, não repassou a senha de liberação do acesso.

O celular foi entregue em junho, mas sem a senha de acesso. Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, os advogados de Salles alegaram que demoraram tanto para entregar o aparelho para a Polícia Federal porque isso não teria sido requisitado no dia da operação Akuanduba.

O celular do ministro é considerado peça-chave para a investigação. Se os peritos encontrarem sinais de que alguma informação foi apagada do celular, Salles também pode ser investigado por suspeita de destruição de provas.

A PF quer o auxílio da US Fish and Wildlife Service para desbloquear o aparelho, uma vez que a agência dispõe dos meios necessários para a ação.

A extração e análise dos dados serão feitas diretamente pelas autoridade brasileiras, após o desbloqueio.

Na decisão, o ministro afirmou que a conduta do ex-ministro de não colaborar com as investigações exige a medida de cooperação com os EUA.

“Considerando que a mera entrega do aparelho telefônico, sem fornecimento de quaisquer informações adicionais – notadamente a informação acerca da senha de acesso – não resulta em efetiva colaboração com a investigação, a determinação ora pleiteada pela Polícia Federal é medida que se impõe”, escreveu o ministro.

Moraes determinou ainda que o Ministério do Meio Ambiente entregue imediatamente eventuais aparelhos celulares que tenham sido ou estejam sendo utilizados por Salles, sendo autorizado, inclusive o acesso aos dados constantes dos referidos aparelhos, incluindo-se o histórico de mensagens trocadas, além de correspondências eletrônicas.

Segundo Moraes, “o acesso do conteúdo do celular entregue pelo investigado Ricardo de Aquino Salles é imprescindível para o regular andamento das investigações, notadamente porque os dados obtidos podem se revelar de fundamental importância, especialmente analisados em conjunto com o material a ser trazido aos autos por força das anteriores decisões proferidas”.

Dados bancários

Outro ponto de preocupação para Salles é que os investigadores avançaram sobre as movimentações financeiras. Após as quebras de sigilos, as instituições financeiras começaram a repassar detalhes das operações realizadas pelo escritório de advocacia do ministro.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que o escritório realizou uma operação financeira suspeita de R$ 1,799 milhão após o ministro assumir a pasta do Meio Ambiente.

Essa transação financeira, de acordo com o órgão de combate à lavagem de dinheiro, teria ocorrido entre outubro de 2019 e abril de 2020.

Na comunicação, o Coaf afirmou que a movimentação destoa do perfil histórico de operações e que chamou atenção o volume expressivo movimentado.

Os dados das instituições vão permitir cruzamentos para confirmar se há ilegalidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES