Alimentação saudável contribui para a prevenção do câncer de mama

Nutricionista recomenda alimentos que podem ajudar na prevenção da doença

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prevenção do câncer de mama, juntamente com o exame clínico, pode se dar através de uma alimentação saudável. Para Ione Leandro, nutricionista, alimentação saudável é importante não só para a prevenção de doenças, mas também para uma boa qualidade de vida. “Se alimentar de forma adequada traz inúmeros benefícios, como disposição para atividades diárias, bom funcionamento do organismo, melhora a qualidade do sono e também do humor, elementos essenciais para diminuir o risco do câncer de mama”.

Abaixo, Ione comenta uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, Universidade dos Estados Unidos, que lista alguns alimentos que podem ajudar na prevenção da doença.

Cenoura: consumir duas porções do vegetal todos os dias aumenta em até 17% a possibilidade da prevenção no desenvolvimento do câncer de mama. “Isso ocorre devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres”.

Romã: cientistas afirmam que a romã proporciona o mesmo efeito de alguns medicamentos usados no controle do câncer de mama. Isso porque uma substância presente na polpa da fruta, chamada Elagitanino, inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosas.

Brócolis: o Sulforano presente no brócolis pode combater as células cancerígenas do organismo. “Outros vegetais, como a couve-flor e o repolho, também produzem esse efeito. Por isso, invista em folhas verdes escuras”.

Framboesa e amora: as frutas possuem Fitonutrientes anticancerígenos que desaceleram   o crescimento de células pré-malignas e impedem a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Peixes: o ômega 3, presente em animais de águas profundas salgada, como salmão e sardinha, atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores. “Por ter baixo teor de gordura, os peixes têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES