Piauiense atinge nota 1000 na redação do Enem 2018

Alunos da rede pública de ensino atigem 980 pontos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta sexta-feira (18), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, e mais uma vez o Piauí se destaca pelo bom desempenho de estudantes das escolas de tempo integral nas redações do exame.

O aluno do Colégio CEV em Teresina, João Victor Amorim, de 17 anos, conquistou a nota máxima na redação do Enem 2018. O jovem está entre os 55 candidatos que conquistaram 1000 pontos na redação em todo o país.

Com o tema “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, João conta que em sua redação utilizou pensamentos do sociólogo Michel Foucault, referências do autor Machado de Assis e abordou ainda a série Black Mirror, da Netflix.

João Victor já realizava o Enem desde o 9° ano como treineiro e seu objetivo é cursar Medicina. Além da rotina de estudos, o jovem também fazia curso de redação e praticava bastante em casa. "É um sonho tudo isso que está acontecendo e só tenho a agradecer", disse João Victor.

Aluno da rede pública atinge 980 na redação do Enem no PI

Antonio Felipe Martins da Silva, de 18 anos, aluno do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, atingiu a nota de 980 pontos na redação e falou sobre sua rotina de estudos.

“Quando recebi o resultado foi um mix de emoções, fiquei bastante felicidade e com o sentimento de superação, porque é difícil viver longe dos pais para viver uma carreira de estudos, mas graças a Deus deu tudo certo. Além de estudar em escola de tempo integral, quando eu chegava em casa, descansava um pouco e caia nos estudos. O curso que pretendo fazer é Engenharia Civil”, declarou o jovem que saiu da sua terra natal, Castelo do Piauí, para estudar em Teresina e conquistar seu sonho de se tornar engenheiro.

Carlos Alberto, diretor da escola comemora o resultado e destaca que a pontuação é o trabalho de toda equipe de professores e da rede pública de ensino do Piauí. “Estou vivendo um dos momentos mais felizes da minha vida, nós estamos em um momento de progresso. Foi um ano todo trabalhando redações, finais de semana de revisões e para gente isso é quebrar tabus, nós que viemos da periferia e estamos quebrando protocolos e estamos mostrando que estamos no mesmo padrão de escolas particulares que cobram mensalidades absurdas e essa nota é o trabalho de toda uma equipe”, afirmou o diretor.

Antonio Felipe Martins da Silva - Crédito: Arquivo Pessoal A proposta do tema da redação foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Em todo país, apenas 55 alunos tiraram nota mil na redação do exame, de acordo com o Ministério da Educação.

Outros resultados

Marcilene Leal, de 18 anos, do CETI Desembargador Pedro Sá, localizada no município de Oeiras, no Sul do Piauí. A escola pública que é destaque a partir do focar nos resultados, atingiu 960 pontos na redação do Enem 2018.

“Eu pratiquei bastante a redação. A professora também passava muita redação pra gente fazer e também estudava bastante e fiquei muito emocionada e feliz com o resultado”, conta a estudante que está decidindo entre os cursos de Direito, Psicologia e Medicina Veterinária.

“Com este resultado a gente tem o honra de dizer que nos sentimos fortalecidos e crentes de que o trabalho em equipe da nossa escola tem feito a diferença, que a proposta de fazermos educação pública focando nos resultados mostra-se verídica neste aspecto. O dinamismo das aulas em nossa escola junto à dedicação e querer do aluno é o que visualmente concretiza todo esse trabalho que tem também a família como grande parceira, junto à SEDUC e 8GRE que tem sua contribuição registrada neste contexto”, declarou o diretor do CETI Desembargador Pedro Sá, professor Edgar Sousa.

Marcilene Leal e o diretor do CETI Desembargador Pedro Sá, professor Edgar Sousa. 

A estudante Carla Cristina de Sousa Lima, de 17 anos, estudante do CETI João Henrique, localizado no bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, atingiu a nota de 960 na redação do Enem. “Na escola nós temos professores de redação, gramática e literatura e durante todo o ano eles  estavam sempre dispostos a nos ajudar e desde o 1° ano eu era motivada a fazer redações. Além da escola, também treinava em casa”, declarou a estudante que quer fazer o curso de engenharia elétrica.

“Tivemos duas alunas que alcançaram 960 e com certeza estamos muito alegres, porque esse resultado é fruto de todo um trabalho que começa desde o 1° ano do ensino médio e ainda incentivo os alunos a participar desde o 1° ano do Enem. Eu parabenizo a equipe pedagógica e os professores que tem trabalhado para que os alunos atinjam esse resultado e parabenizo também a dedicação dos alunos e dos pais”, disse a diretora do Ceti João Henrique, Djanira Alencar.

Carla Cristina - Crédito: Arquivo Pessoal 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES