mais

Aluno da Uespi é aprovado em um dos intercâmbios mais concorridos do mundo

Jovem concorreu com milhares de estudantes ao intercâmbio da Fundação Botín, na Espanha

O acadêmico Raian Mateus Castelo Branco, estudante do 6º período do curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí, está entre os quatro brasileiros aprovados no Intercâmbio do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín. O universitário concorreu com quase 10 mil alunos e obteve destaque com a apresentação de sua proposta.

O Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina surgiu em 2010 como uma iniciativa da Fundação Botín para garantir que os melhores estudantes universitários da América Latina decidam se comprometer com suas sociedades a partir do serviço público. Neste ano, foi realizada a XII edição do programa e pela primeira vez um piauiense foi aprovado.

Raian Mateus foi aprovado em um dos intercâmbios mais concorridos do mundo- Foto: Ascom/UespiRaian Mateus foi aprovado em um dos intercâmbios mais concorridos do mundo- Foto: Ascom/Uespi

Proposta

Durante o processo de seleção, os participantes encaminharam vídeos com apresentações de projetos. Raian Mateus propôs uma simulação virtual das Nações Unidas, a qual foi realizada com alunos de uma escola da rede privada de Teresina. Na simulação, os estudantes assumiam o papel de diplomata, ou seja, representavam países e discutiam soluções para determinado tema.

“Esse é um exercício de protagonismo e atuação pública, pois os discentes passam a ter posição de líder mundial. Muitas vezes, dentro dos comitês, os alunos têm ideias melhores que os próprios líderes e gestores”, enfatizou o jovem.

Intercâmbio

“O intercâmbio da Fundação Botín é um dos mais concorridos do mundo”, afirma o coordenador de Relações Internacionais da UESPI, professor Orlando Berti. Ele ressalta que essa conquista revela o potencial dos alunos da Universidade Estadual do Piauí. “Para a UESPI representa um marco, de muitos, sobre a internacionalização de nossa instituição. Atualmente a internacionalização tem proporcionado a troca de experiências e é isso que o nosso aluno vai fazer quando retornar do intercâmbio”, disse o professor.

O processo de treinamento começará em 24 de outubro de 2021 na Universidad de los Andes em Bogotá, Colômbia. Terá uma etapa de formação na Espanha (Madrid, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca), e posteriormente outra etapa na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, Brasil; onde se prevê o encerramento do Programa no dia 2 de dezembro de 2021. Além disso, os selecionados participarão de um módulo de formação à distância antes do início do Programa.

“O programa vai me conectar com pessoas que possuem vivência com o serviço público, assim como me trará novas perspectivas, a partir da América Latina. Ter uma visão ampliada será transformador”, contou o Rain Mateus, empolgado com a oportunidade.

Contribuição

Para o aluno, o intercâmbio será fundamental para adquirir experiência e decidir a área que deseja atuar como profissional. “Passei um período desenvolvendo atividades em um escritório de advocacia, o que fez com que eu adquirisse experiência no setor privado, e agora comecei a estagiar no setor público. Tem sido uma experiência bastante válida perceber essa vocação para a atuação pública”, expressou o estudante.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail