Alunos da UFPI desenvolvem carro de Fórmula 1 e participam de competição

Para custear os cerca de cem mil reais gastos durante o processo, os alunos se mobilizaram através de patrocínios e rifas

carro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 22 alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é responsável pela montagem do primeiro carro de corrida produzido pela universidade. O projeto, iniciado em 2018, passa a ter proporções nacionais com a participação dos estudantes na 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies, que ocorre em Piracicaba (SP), do dia 10 a 14 de agosto. A equipe, batizada como Bull Racing Fórmula SAE-Ufpi, será a única do estado na competição nacional. 

Prótotipo de carro de Fórmula 1 desenvolvido por alunos da UFPI

O projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo de carro de Fórmula 1, desde a sua concepção até a construção. Durante o processo, será realizada a análise estrutural do chassi de um protótipo de Fórmula SAE, para isso, será utilizado o Método dos Elementos Finitos e o software comercial ANSYS. O modelo para análise aerodinâmica será desenvolvido por meio dos Métodos dos Volumes Finitos.

Na competição, a equipe participará da primeira fase, a modalidade estática. Nessa etapa, serão apresentados os custos do projeto, o designer e a segurança do carro. Já a parte dinâmica, segunda fase da competição, não será possível esse ano porque os alunos não conseguiram levar o protótipo para São Paulo. Contudo, a participação no evento já confere grande relevância ao projeto, tendo em vista que a competição é nacional, mas associada a uma instituição internacional, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE International).

Para custear os cerca de cem mil reais gastos durante o processo, os alunos se mobilizaram através de patrocínios e rifas. Além disso, a professora orientadora, Simone Santos Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica da UFPI, articulou junto à Universidade um espaço para servir de laboratório de experimentação para os estudantes. Após 4 anos do início das pesquisas, há a previsão de que o protótipo seja finalizado até dezembro de 2022. Atualmente, o projeto conta com 20 estudantes de engenharia mecânica e 2 estudantes de engenharia elétrica. 

A professora responsável destaca a importância da participação, pois coloca o Piauí como destaque no automobilismo. “Além do valor agregado no currículo, os alunos podem vivenciar uma experiência  de colocar em prática as disciplinas cursadas na universidade, além de notarem com mais facilidade a interdisciplinaridade que envolve um projeto real”, explica Simone Santos.

Parte da equipe responsável pelo projeto 

Para o reitor Gildásio Guedes, o projeto reafirma o comprometimento dos alunos e da instituição com o desenvolvimento de pesquisas. “Esse tipo de iniciativa mostra o grau de preparo dos nossos estudantes e incentiva a comunidade acadêmica na continuação de trabalhos como esses”, destaca o reitor.  

A UFPI ainda cedeu uma van para o transporte dos alunos até a competição. Inicialmente seria um ônibus, mas os estudantes não preencheram 70% da capacidade e puderam ser confortavelmente acomodados na van. 

A equipe embarcou para a competição nesta segunda-feira (8). O estudante Matheus Brandão, um dos integrantes da equipe, garante estar entusiasmado com a oportunidade, afinal, é a primeira vez que um carro é produzido por alunos no Piauí. "Além de tudo é uma grande oportunidade de representar o estado nacionalmente", afirma.

Fórmula SAE

Os carros do modelo Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos à combustão ou elétricos são realizadas em pelo menos oito países. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES