Alunos de THE representarão o Norte e Nordeste em Olimpíada de Satélites

Motivados e bastante dedicados em estudos aos sábados, os alunos buscam o título de campeões nacionais.

Alunos de THE representarão o Norte e Nordeste em Olimpíada de Satélites | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos da Rede Municipal de Teresina irão representar a região Norte e Nordeste na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT MCT). Os estudantes participaram das últimas três fases, desde a construção do projeto até o lançamento do satélite, saindo vitoriosos.

O evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

Alunos de THE representarão o Norte e Nordeste em Olimpíada de Satélites | Foto: DivulgaçãoCONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO

A primeira fase da OBSAT foi a construção do projeto, onde os alunos ficaram na primeira colocação em sua categoria. A segunda fase foi a construção do CanSat. A terceira foi o lançamento do satélite, em setembro de 2022, na cidade de Natal (RN), onde a equipe ficou em primeiro lugar entre os estados da região Norte/Nordeste. 

A quarta e última fase será o lançamento do satélite na etapa nacional, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O professor Edward Montenegro, coordenador do projeto, conta que ficaram surpresos e animados quando saiu o resultado da classificatória. “Foi um desafio, mas conquistamos esse primeiro lugar, inclusive ficando na frente de escolas particulares de São Paulo e Santa Catarina, por exemplo. Isso foi muito gratificante”, declarou.

A partir desse momento, a equipe conseguiu ficar nos primeiros lugares tanto em nível estadual como regional. A área de desenvolvimento de satélites foi algo novo para os alunos, agregando na pesquisa várias áreas do conhecimento, como geografia, biologia, física e robótica.

“Nosso projeto tem por objetivo estudar os índices de radiação ultravioleta e a concentração de gás ozônio na estratosfera terrestre, sobre a região Nordeste do Brasil, por se situar próximo a linha do Equador e por ser a região onde nossa equipe vive” explica o aluno Bruno Manoel, capitão da equipe do Programa Cidade Olímpica Educacional.

Motivados e bastante dedicados em estudos aos sábados, os alunos buscam o título de campeões nacionais, mas também pretendem transformar os resultados das pesquisas em artigo científico e materiais educativos para a área da saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES