Alunos terão nova chance para buscar isenção para taxa do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formalizou nesta semana novas regras para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020

Isenção taxa | Marcello Casal JR/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formalizou nesta semana novas regras para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Entre as principais medidas divulgadas no novo edital, está a concessão da taxa de inscrição do exame de forma gratuita para os estudantes que não conseguiram fazer a solicitação no tempo determinado pela instituição. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a medida é destinada para os estudantes que atendem aos critérios estabelecidos no novo edital. 

“Foi para permitir que a gente possa conceder a isenção para aqueles que não conseguiram pedir a tempo. Tem o enquadramento legal, ou seja, que tem direito a gratuidade. E são aqueles alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio em escola pública, os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, bolsistas integrais em escolas particulares e aqueles em situação de vulnerabilidade e baixa renda”.  

Outra medida importante divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi a adiamento da versão digital do Enem 2020. A nova data da prova na versão eletrônica será nos dias 22 e 29 de novembro deste ano. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, detalha os benefícios do formato digital para os estudantes.

“Primeiro que com a aplicação do Enem em papel, você tem apenas uma aplicação do Enem por ano. E quem perde o Enem ou vai mal na prova, tem que esperar um ano para fazer a prova novamente. Com o Enem digital, a gente vai poder fazer várias provas ao longo do ano. Então, o aluno vai escolher qual a data que ele quer fazer a prova. O aluno tentou no final do ano e não conseguiu. Ele não vai precisar esperar o ano inteiro. Ele vai poder fazer na prova seguinte, quando o modelo digital estiver mais implementado, com mais datas”.

Para os estudantes que optarem pela prova imprensa do Enem 2020, o calendário continua o mesmo. A prova está prevista para os dias 1º e 8 de novembro deste ano. Para mais informações acesse:portal.inep.gov.br. (Por Alexandre Penido/Agência RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES