Amamentação reduz mortalidade e chance de obesidade na vida adulta

É por meio do leite materno que a criança cria os anticorpos necessários para prevenção de doenças.

Mãe amamenta bebê | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê. É por meio do leite materno que a criança cria os anticorpos necessários para prevenção de doenças como hipertensão, obesidade na vida adulta, diabetes e ainda estimula o desenvolvimento intelectual. Além disso, diminui a incidência de mortalidade infantil reduzindo em 13% os casos de morte em crianças até cinco anos.

 Para reforçar a importância da amamentação e incentivar o aleitamento materno, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), criou a campanha Agosto Dourado. “O objetivo da iniciativa é informar a população sobre a importância do aleitamento materno e incentivar mulheres a amamentar de forma exclusiva nos seis primeiros meses”, explica a pediatra, Mariza da Silva.

Foto: Divulgação

A médica reforça, ainda, que o leite materno é um alimento completo. “Nos seis primeiros meses, o recém-nascido precisa apenas do leite da mãe. Além dos nutrientes que previnem doenças e a desnutrição, ajuda na formação dos dentes e desenvolvimento da fala, pois estimula os músculos faciais. Já a partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais”, destaca Mariza.

O ato de amamentar proporciona também um vínculo afetivo, criando uma ligação especial entre mãe e bebê. “A união física e emocional na hora de amamentar gera sentimentos agradáveis, que geram amor, carinho e apego, o que é fundamental para o desenvolvimento infantil”, pontua a pediatra.

Processo diferente em cada mulher

 A amamentação é a forma de alimentar o bebê, mas nem sempre isso é possível. Seja pelas dificuldades enfrentadas durante o processo ou até mesmo situações em que a mãe não pode amamentar.

“Existem situações em que a mãe não pode amamentar, pois pode transmitir doenças ao bebê, faz algum tratamento ou faz o uso de substâncias que podem passar para o leite e prejudicar a criança. Além disso, também não se deve amamentar caso o bebê tenha alguma condição e não consiga digerir o leite”, esclarece a médica.

 Para algumas mulheres, o desafio é ainda maior. Para a jornalista Mayara Bastos, mãe de primeira viagem, todo o processo de amamentação foi árduo, mas gratificante por cada conquista. “Quando a minha filha mamou pela primeira vez, eu senti aquele misto de emoção por estar conseguindo alimentá-la e dúvidas se daria certo. É um processo muito lento e que a maioria das mulheres enfrenta. E acho até que falam pouco sobre o assunto. Eu tive uma preparação e acompanhamento e mesmo assim encontrei todas as pedras pelo caminho, mas eu sabia que apesar das dificuldades, no fim daria certo”, relata a mãe.

A importância da pega correta

Uma das grandes adversidades é a “pega correta” do bebê no peito, que se não for realizada de forma adequada afeta diretamente a amamentação. 

“A nossa primeira grande lição da vida foi ensinar nossa filha a mamar, pra que ela conseguisse abrir a boquinha de forma correta para pegar no seio e evitar ferimentos. Foi um processo e quando conseguimos a gente passou para uma outra etapa que foi a hiperlactação, produção de leite em excesso. Eu tinha mais leite que a minha filha precisava, o que acabou inflamando e evoluindo para mastite. Mesmo assim, não deixei de amamentar e cada quilo adquirido da neném, era uma grande vitória. Foram três meses para que eu conseguisse sentir a plenitude da amamentação”, descreve a jornalista.

Já para a bibliotecária Aline Lima o andamento foi diferente. “Eu realmente me considero muito sortuda nesse aspecto. Principalmente por saber que outras mães passam por processos bem difíceis. O meu filho parece que já nasceu sabendo. Então, desde o início ele conseguiu ter a pega correta no peito, o que facilitou tudo. A única dificuldade que senti foram algumas dores no início, mas que não trouxeram grandes dificuldades. Amamentei meu filho exclusivamente com o leite do peito até os seis meses, mas mantive a livre demanda até os 3 anos”, declara a mãe.

A pediatra, Mariza da Silva, ressalta que os processos de amamentação podem mesmo ser bem diferentes para cada mulher e orienta que é sempre importante buscar apoio e ajuda junto ao médico ou a uma consultora de amamentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES