Amapaense quer fazer a maior rota de peregrinação do mundo

O objetivo de Mateus é divulgar a religiosidade do Círio de fiéis que realizam as maiores romarias do Brasil.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Movido pela fé, o andarilho Mateus Coutinho Aguiar, de 69 anos, saiu do Amapá empurrando um barco sobre rodas em homenagem ao Círio de Nazaré com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, localizado no interior de São Paulo. A peregrinação terá um percurso de 3,5 mil quilômetros e duração de seis meses.

A proposta é levar a embarcação de três metros de comprimento, dois metros de altura e que pesa cerca de 70 quilos, pelas estradas que levam de Belém (PA) até a cidade de Aparecida (SP). O objetivo de Mateus é divulgar a religiosidade do Círio de fiéis que realizam as maiores romarias do Brasil.

Amapaense quer fazer a maior rota de peregrinação do mundo (Foto: Raissa Morais)

Nesta terça-feira (17), ele chegou a Teresina, cidade que entrou na sua rota para coletar assinaturas e patrocínios de fiéis que acompanham  sua tragetória. Ao Meionorte.com, o andarilho destacou que quer ser o “maior peregrino do mundo”. Até agora, ele percorreu 16 países e caminhou 27.635 km em 1.084 dias. A meta é percorrer 40 mil quilômetros e 50 países a pé até o ano de 2025, o que pode dar a ele recordes de peregrinação.

“Vai ser algo muito trabalhoso, exige forças nas pernas e braços, até sinto um cansaço por conta da idade, mas vou conseguir. Quero contar minhas histórias para todas as pessoas e falar da fé para quem quer ouvir”, disse.

Amapaense quer fazer a maior rota de peregrinação do mundo (Foto: Raissa Morais)

A peregrinação entrou na vida de Mateus no ano de 1975, quando ele saiu de sua terra natal, Ilha de Santana, no Amapá, para conhecer a a cidade do Rio de Janeiro. Aos 22 anos de idade, ele entrou em um navio cargueiro onde passou 27 dias convivendo com marinheiros. Essa viagem mudou sua forma de enxergar o mundo.

“Durante a viagem, comecei a pensar que queria conhecer o mundo e que precisava mudar minha vida. Não queria conhecer o mundo de avião e nem de carro, queria algo mais emocionante, que eu pudesse me orgulhar e ter muitas histórias para contar”, explicou.

A sua ideia foi longe e ele relata que já percorreu todos os países da América do Sul. Na América Central, ele já passou por Nicarágua, Panamá e Costa Rica. Enquanto na Europa visitou Portugal e Espanha. Após essa viagem em nome da fé, Aguiar quer conhecer outros países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES