Amazon aumenta frota para 80 aviões de grande porte

A Amazon Air é um braço estratégico, pois diminui a dependência do grupo de serviços de logística de terceiros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criada em 2015 e em operação desde 2016, a Amazon Air é uma companhia área que se dedica a transportar produtos vendidos pela Amazon, de modo a acelerar as entregas da plataforma. Essa divisão é tão importante que está sendo expandida: 12 aviões Boeing 767-300 cargueiros acabam de ser incorporados à frota da empresa que, com o acréscimo, passa a contar com mais de 80 aeronaves.

A Amazon Air é um braço estratégico, pois diminui a dependência do grupo de serviços de logística de terceiros. No ano passado, por exemplo, a FedEx encerrou o contrato de entregas expressas que mantinha com a Amazon; a companhia conseguiu resolver esse problema expandindo as operações da Amazon Air.

O atual reforço de frota não é motivado por uma quebra de contrato, mas pelo aumento da demanda. E que aumento! Por causa do cenário da pandemia, o volume de vendas da Amazon aumentou tanto que a companhia contratou 175 mil funcionários temporários nos Estados Unidos. Destes, 125 mil vão passar a trabalhar em período integral neste mês.

De acordo com a Amazon, o serviço aéreo também vem sem usado no transporte de equipamentos de proteção individual (EPIs) para colaboradores da empresa, profissionais de saúde e organizações assistenciais.

Mas, dos 12 aviões recém-anunciados para a frota — todos arrendados da Air Transport Services Group (ATSG) —, apenas um entrará em operação neste mês. O restante será entregue em 2021. Como o Boeing 767-300 é uma aeronave com grande capacidade de carga, a única unidade que está entrando em operação já é um bom reforço.

Todas as aeronaves foram arrendadas por um período de dez anos, mas a Amazon tem a opção de estender o contrato por mais três.

Paralelamente, a Amazon Air tem expandido suas operações de solo. Hubs da empresa foram abertos recentemente no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no Texas, e no Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marin, em Porto Rico. Outros serão abertos até o próximo ano na Califórnia, Flórida e outras localidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES