Ambulatório masculino da UBS Santa Maria da Codipi recebe prêmio nacional

Promover ações de saúde que contribuam significativamente para a realidade singular masculina nos seus diversos contextos sociais.

Ambulatório masculino da UBS Santa Maria da Codipi recebe prêmio nacional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina conquistou a premiação de melhor experiência do Estado do Piauí, na 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com a ação ambulatório masculino, que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, zona Norte. 

O congresso ocorreu nos dias 12 a 15 de julho de 2022, em Campo Grande (MS). 

O prêmio é a realização de um documentário da série Webdoc Brasil Aqui tem SUS, com a temática: Cuidado ampliado à saúde do homem na Atenção Primária de Saúde (APS) de Teresina. O documentário é uma ação do Ministério da Saúde.

O projeto do ambulatório masculino é da equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS da Santa Maria da Codipi com autoria de Livia Maria Mello Viana e coautoria de Bárbara Pinheiro Gama, Regina Lúcia Silva de Mesquita, Walflânia Keila Viana e Maria das Graças Oliveira da Silva. 

Livia Mello Viana informa que muitos homens buscaram atendimento e tiveram consultas, receberam dose das vacinas difteria, tétano e hepatite B e serviços de enfermagem. 

“Percebemos o interesse dos homens por esse serviço que inclui consultas, exames de rotina, avaliação das queixas, atualização vacinal, antropometria (medidas do corpo do homem), verificação de pressão arterial, orientações em saúde e autocuidado e em alguns casos foram feitos encaminhamentos para especialidades”, diz a enfermeira.

Ambulatório masculino da UBS Santa Maria da Codipi recebe prêmio nacional (Foto: FMS)

Ambulatório masculino

Para ter acesso a esse serviço não necessita fazer agendamento e os pacientes devem ter idade entre 20 e 59 anos. No dia do atendimento devem levar CPF ou cartão do SUS, cartão de vacina e se tiverem resultados de exames recentes (com menos de 4 meses) podem levar para mostrar no momento do atendimento.

Esses atendimentos fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e tem como principal objetivo promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; com o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES