Americana é 1ª mulher a vencer importante prêmio de matemática

Karen Uhlenbeck é a escolhida

| Andrea Kane/Institute for Advanced Study
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisadora norte-americana Karen Uhlenbeck, de 76 anos, será a primeira mulher a receber o prêmio Abel de Matemática desde que ele foi instituido. A informação foi divulgada pela academia Norueguesa de Ciências e Lestras. Karen estuda equações derivadas parciais. O trabalho dela também estabelece as bases para modelos geométricos contemporâneos em matemática e física.

Referência também na luta pela igualdade de gênero nas ciências e matemática, Karen Uhlenbeck é co-fundadora do programa Women and Mathematics do Instituto (WAM), criado em 1993 para recrutar e capacitar mulheres para liderar em pesquisa matemática em todas as fases de suas carreiras acadêmicas.

Karen Uhlenbeck é agraciada com o Prêmio Abel 2019 - Andrea Kane/Institute for Advanced Study 

Atualmente, Karen Uhlenbeck é pesquisadora visitante em pesquisas na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, membro associado no Instituto de Estudos Avançados (IAS). A norte-americana também é uma das fundadoras do Instituto de Matemática Park City (PCMI) que tem o objetivo de ajudar na formação de jovens pesquisadores e na promoção da compreensão mútua dos interesses e desafios da matemática.

O Prêmio Abel reconhece contribuições para o campo da matemática. A escolha do vitorioso é baseada em recomendações do Comitê Abel, composto por cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES