Amigo de vítima da “Doença do tatu” no Piauí tem melhora em estado de saúde

O jovem teve melhoras significativas, não faz mais o uso de oxigênio e não apresentou mais febre.

y | ry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O amigo do adolescente de 17 anos do município de Simões (426 km de Teresina), que morreu no último sábado (20) vítima da paracoccidioidomicose, conhecida como a “doença do tatu”, que também contraiu a micose sistêmica, apresentou melhoras significativas em seu quadro clínico. Ele segue internado em uma semi UTI do Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

A informação foi confirmada ao Meionorte.com pela assessoria do hospital, que destacou que a conduta médica é que ele permaneça na sala de cuidados críticos por mais um dia. O jovem teve melhoras significativas, não faz mais o uso de oxigênio e não apresentou mais febre.

Hospital Regional Justino Luz, em Picos (Foto: Ascom/ Divulgação)O irmão do adolescente que faleceu também se infectou. Ele estava em Teresina para a realização de exames e voltou para casa nesta semana, onde segue sendo observadoO prefeito do município, Zé Wlisses, explicou que ele fará uma nova avaliação daqui há 30 dias e ficará sendo observado da residência dos pais, caso sinta algum outro sintoma.

Leia Mais

“Foi história de caça, a verdade é essa, que é até proibido. Na verdade eles nem pegaram nada, só acharam o buraco e a doença do tatu”, disse o prefeito. 

Doença do tatu: entenda a associação com o animal

A associação com o tatu acontece porque o homem ao caçá-los, entram em contato com suas tocas, onde o solo pode estar contaminado pelo fungo. A doença não é transmitida por animais ao homem, nem é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão é sempre pela inalação dos esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas ou landras), comprometimento pulmonar, emagrecimento, podendo, inclusive, manifestar a forma grave, levando a morte. 

Amigo de vítima da “Doença do tatu” no Piauí tem melhora em estado de saúde (Foto: Pixabay)

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES