Amputação de pênis cresceu 1.604% no Brasil em 14 anos; entenda as causas

Para previnir, especialistas aconselham manter uma boa higiene, utilizar preservativos e se vacinar contra o HPV.

Amputação de pênis cresceu 1.604% no Brasil em 14 anos, entenda as causas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o Ministério da Saúde, por meio de nota divulgada à imprensa pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), nos últimos 14 anos foram registradas 7.213 amputações de pênis no Brasil. Isso significa que tivemos um aumento de 1.604% desses procedimentos.

No levantamento, observa-se que ocorre uma média de 515 cirurgias de remoção do órgão genital por ano. Sendo assim, a principal causa dessa remoção é o câncer de pênis, que é mais comum entre homens a partir dos 50 anos. No entanto, a condição médica também pode afetar jovens.

Amputação de pênis cresceu 1.604% no Brasil em 14 anos- Foto: Reprodução

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o qual é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. Infelizmente, a desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram pelo tumor”, destaca Ubirajara Barroso Jr, diretor da Escola Superior de Urologia.

Quanto à pesquisa, o Sudeste é a região com maior número de casos de amputações, totalizando 2.872 deles. Em seguida, o Nordeste, com 2.104; o Sul, com 1.134; o Norte, com 631 e o Centro-Oeste, com 427 casos. Já os estados com maiores números de cirurgias de remoção são São Paulo (1.227), Minas Gerais (1.067) e Paraná (582).

No último ano, o Datasus registrou 1.791 casos no país, que é um valor mais baixo se comparado aos valores dos quatro anos anteriores. Contudo, para a Sociedade Brasileira de Urologia, essa baixa não reflete maior cuidado e informação por parte da população masculina. A realidade é que reflete a diminuição do número de homens que procuraram centros de saúde e especialistas durante a pandemia de Covid-19.

O câncer de pênis está ligado, na maior parte dos casos, à falta de higiene do órgão genital. Um exemplo disso é o erro de não afastar o prepúcio, que é a pele que recobre a cabeça do pênis, para fazer a lavagem correta do órgão. Outras causas de câncer são fimose, contaminação por HPV (Papolomavírus humano) e tabagismo.

Segundo a urologista Karin Anzolch, num país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o tumor de pênis é uma condição médica rara. “Infelizmente, apesar de sermos um dos países no mundo com maior incidência da doença, a desinformação ainda é muito grande. Muita gente sequer sabe que pênis também pode ter câncer, e mais, que pode ser prevenível com medidas relativamente simples”, lembra Anzolch.

Por isso, especialistas reforçam que, para evitar esse problema, além da higienização adequada, os homens devem se vacinar contra a HPV e também usar preservativos para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Sendo assim, de acordo com o Datasus, a média da cobertura vacinal da segunda dose da vacina contra HPV em meninos entre 11 e 14 anos é de apenas 35,6%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES