Anatel anuncia nova medida contra fraudes em portabilidade de celular

Mensagem enviada ao celular para confirmar a solicitação deve ser respondida em até 30 minutos

Anatel anuncia nova medida contra fraudes em portabilidade de celular | Reprodução/Anatel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A portabilidade numérica contará com uma etapa a mais de confirmação, o que deixará o processo ainda mais seguro. A mudança começa nesta segunda-feira, 24 de abril, para usuários, pessoas físicas do DDD 64 e será expandida para os outros DDD’s de forma gradual.

Com a atualização, o cliente que pedir a portabilidade de seu número de telefone móvel receberá uma mensagem informativa na tela do celular e um SMS para confirmação do pedido de mudança de operadora. O SMS deve ser respondido em até 30 minutos para que a portabilidade seja confirmada.

Caso o cliente não responda à mensagem neste prazo, o processo é paralisado. Neste caso a orientação ao consumidor é entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de um novo SMS para confirmação.

A portabilidade numérica, no Brasil, existe desde 2008 e deve ser solicitada pelo usuário. A partir do momento que ele solicita a transferência junto a nova operadora, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário solicitar postergação.

O cliente pode desistir de fazer a portabilidade, mesmo se responder, SIM, ao SMS de confirmação. Para isso, basta ligar para o Atendimento da operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o cancelamento do processo em até um dia útil antes da data prevista para a migração.

De setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras segundo balanço da ABR Telecom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES