Anatel faz hoje audiência pública para discutir leilão de 5G

Consulta para contribuições ao edital fica aberta até o dia 2 de abril

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza hoje (12) audiência pública para tratar do leilão da banda larga 5G. A agência aprovou em fevereiro a versão preliminar do edital e a previsão é que o certame ocorra em novembro. O leilão deve movimentar R$ 20 bilhões entre aquisição das licenças e preço, que será fixado na versão final do edital.

A audiência faz parte de consulta pública realizada pela Anatel que ficará aberta a contribuições da sociedade até 2 de abril de 2020. Ela apresenta, entre outros documentos, a proposta do Edital de Licitação do 5G.

O leilão é considerado o maior da história da Anatel e vai ofertar 3,7 gigahertz (GHz) em capacidade adicional de radiofrequência dedicada à transmissão de dados por dispositivos móveis. As licenças são para operar o serviço de 5G nas faixas das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

A inclusão da faixa de mais 100 MHz na faixa de 3,5 GHz, principal faixa para o desenvolvimento do 5G, foi confirmada pela área técnica da Anatel ainda em fevereiro. Segundo a agência, com a inclusão será possível atender de maneira mais abrangente às demandas que foram apresentadas, destacando-se as das Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), que poderão fazer parte do desenvolvimento dessa nova tecnologia.

Entre as obrigações para participar do leilão estão o investimento na expansão de redes e o custo de instalação de filtro para proteger o sinal de antenas parabólicas de interferências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES