Aneel mantém bandeira verde em junho e contas de luz seguem sem taxa extra

Com esse anúncio, os consumidores encerram o primeiro semestre do ano sem o pagamento do adicional

Aneel mantém bandeira verde em junho e contas de luz seguem sem taxa extra | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia elétrica. Essa sinalização indica condições favoráveis na geração de energia e é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange a maioria do território brasileiro. 

Com esse anúncio, os consumidores encerram o primeiro semestre do ano sem o pagamento do adicional. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) atualiza regularmente suas projeções sobre o acionamento das bandeiras tarifárias e, com base nos dados disponíveis até o momento, é altamente provável que a bandeira verde seja acionada durante todo o ano de 2023.

A bandeira verde, aplicável a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados pelo período de chuvas. O SIN consiste em uma rede de linhas de transmissão que conecta as usinas geradoras de energia aos consumidores.

A disponibilidade abundante de recursos hidráulicos tem criado condições favoráveis para a geração de energia no Brasil. No início do período seco, o nível médio de armazenamento dos reservatórios alcançou 87%, contribuindo para o cenário positivo atual.

As bandeiras tarifárias, implementadas em 2015, visam proporcionar transparência em relação ao custo real da energia. Esse mecanismo visa informar os consumidores sobre as condições de geração de energia elétrica e promover uma melhor compreensão dos custos associados ao fornecimento de energia.

(Com informações da Aneel)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES