Anemia por deficiência de ferro em crianças pode ser prevenida

O médico nutrólogo explica que além de uma boa alimentação, muitas vezes é necessário suplementar; medida é também recomendada pelo Ministério da Saúde

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias. No Brasil, estima-se que entre 20% e 50% das crianças com até 5 anos sofram da doença.

Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes, os sintomas mais comuns nos adultos são palidez, cansaço, falta de ar, sonolência, tontura, falta de memória, taquicardia e palpitações. Já em crianças, o mal pode atrapalhar o raciocínio e trazer dificuldade na aprendizagem. Além disso, afeta o desenvolvimento e deixa o sistema imunológico debilitado, aumentado a predisposição a infecções.

Para combater a doença, deve-se consumir alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, como carnes, ovos, peixes, vísceras, fígado e espinafre.

“Esses nutrientes estimulam a produção de glóbulos vermelhas no sangue, que normalmente estão baixos quando se tem anemia”, pontua o especialista, que ainda indica como aumentar a absorção do ferro após as principais refeições:

“Consumir alimentos rico em vitamina C após o almoço e o jantar, como laranja ou abacaxi, pois essa vitamina aumenta a absorção de ferro no intestino, ajudando a combater a doença”.

Além de uma boa alimentação, muitas vezes é preciso suplementar. O Ministério da Saúde recomenda a medida para toda criança entre seis meses e 2 anos de idade.

No capítulo do livro que escreveu em seu pós-doutorado, o nutrólogo diz que os melhores suplementos são aqueles com ferro nanoencapsulado associado a outros minerais e vitaminas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES