ANS define reajuste negativo dos planos de saúde, que podem cair até 8%

O reajuste não se aplica aos planos corporativos, contratados por empresas para seus funcionários

ANS define reajuste negativo dos planos de saúde, que podem cair até 8% | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O índice de correção anual das mensalidades dos planos de saúde individuais será divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O cálculo da agência prevê uma queda de 8% nos contratos. O reajuste não se aplica aos planos corporativos, contratados por empresas para seus funcionários.

O índice se refere à chamada sinistralidade, que caiu devido ao isolamento social imposto pela pandemia - Foto: Reprodução

Segundo o diretor da ANS, Paulo Rebello, o motivo do percentual negativo de reajuste - que, na prática significará que as mensalidades ficarão mais baratas - foi a queda de 82% para 74% no uso de serviços pelos usuários, de consultas a cirurgias, no ano passado.

O índice se refere à chamada sinistralidade, que caiu devido ao isolamento social imposto pela pandemia. Ainda que os casos de Covid-19 tenham mobilizado emergências e internações, os planos gastaram menos com procedimentos ambulatoriais e eletivos.

Em 2020, os contratos de planos de saúde individual tiveram um aumento máximo de 8,14% determinado pela ANS.

As operadoras tentaram reverter esse índice negativo junto ao Ministério da Economia. Propuseram uma redução em percentual menor ou até colocar no lugar zero como correção, mas não foram bem sucedidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES