Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ansiedade e a volta às aulas: Como fica a saúde mental dos alunos?

Psicólogo alerta sobre retorno escolar em meio da pandemia no país

Compartilhe

Sabemos a importância do estudo, da cultura, e da necessidade da volta às aulas. No entanto, considerar que o ano acadêmico presencial está perdido é apresentar uma reflexão sensata e coerente sobre o atual cenário.

A Universidade de Granada, na Espanha, afirma que colocar 20 alunos em uma sala de aula é trocar mais de 800 informações de vírus a cada dois dias. O dilema não deve existir, o momento é de ponderação absoluta. Assim como a educação é de extrema importância, a reclusão escolar e o isolamento são necessários para o combate a pandemia do novo coronavírus.

“Controlar a ansiedade das crianças, agora, é o mais prudente. O retorno precoce geraria insegurança e aumentaria a ansiedade em relação à preocupação com a covid-19 e o desejo imediato de reconhecer o ambiente escolar como era, sem máscaras ou distanciamento”, defende o psicólogo Alexander Bez.

Essa ‘preocupação’, mesmo a nível inconsciente, limitaria a capacidade de concentração, diminuindo a absorção dos conceitos e provocando um aprendizado comprometido e talvez ineficaz.

“A mente humana não tem capacidade para enfrentar um novo isolamento. Voltar às aulas ainda durante este ano não seria a melhor postura, pois pode provocar um retrocesso nas flexibilizações já praticadas. As crianças poderão iniciar 2021 maior sensação de segurança, atenção e concentração”, completa o psicólogo Alexander Bez.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar