Ansiedade e a volta às aulas: Como fica a saúde mental dos alunos?

Psicólogo alerta sobre retorno escolar em meio da pandemia no país

Controlar a ansiedade das crianças, agora, é o mais prudente | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabemos a importância do estudo, da cultura, e da necessidade da volta às aulas. No entanto, considerar que o ano acadêmico presencial está perdido é apresentar uma reflexão sensata e coerente sobre o atual cenário.

A Universidade de Granada, na Espanha, afirma que colocar 20 alunos em uma sala de aula é trocar mais de 800 informações de vírus a cada dois dias. O dilema não deve existir, o momento é de ponderação absoluta. Assim como a educação é de extrema importância, a reclusão escolar e o isolamento são necessários para o combate a pandemia do novo coronavírus.

“Controlar a ansiedade das crianças, agora, é o mais prudente. O retorno precoce geraria insegurança e aumentaria a ansiedade em relação à preocupação com a covid-19 e o desejo imediato de reconhecer o ambiente escolar como era, sem máscaras ou distanciamento”, defende o psicólogo Alexander Bez.

Essa ‘preocupação’, mesmo a nível inconsciente, limitaria a capacidade de concentração, diminuindo a absorção dos conceitos e provocando um aprendizado comprometido e talvez ineficaz.

“A mente humana não tem capacidade para enfrentar um novo isolamento. Voltar às aulas ainda durante este ano não seria a melhor postura, pois pode provocar um retrocesso nas flexibilizações já praticadas. As crianças poderão iniciar 2021 maior sensação de segurança, atenção e concentração”, completa o psicólogo Alexander Bez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES