Anunciadas mais ações para ensino profissionalizante no PI

Anunciadas mais ações para ensino profissionalizante no PI

Anunciadas mais ações para ensino profissionalizante no PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secret?rio estadual da Educa??o, Ant?nio Jos? Medeiros, informou que das obras desenvolvidas pelo Governo do Estado na ?rea de Educa??o ainda falta inaugurar uma escola em Riacho Frio, a 865 km de Teresina, que faz parte do Programa Escola Ideal, contendo 10 salas de aulas, com laborat?rios de ci?ncia e inform?tica.

"Estamos fazendo tamb?m uma reforma em uma escola no munic?pio de Sebasti?o Barros, a 940 km de Teresina, que era antiga com apenas duas salas, estamos ampliando para quatro. Com isso, vamos fazer um balan?o nos munic?pios do Extremo Sul do Piau?, onde fizemos cinco constru?es novas e mais de 14 obras. Recentemente inauguramos uma escola em Morro Cabe?a no Tempo. ? um trabalho que se produz em todas as regi?es do Estado", disse o secret?rio.

Outro destaque feito pelo secret?rio Ant?nio Jos? na ?rea de incentivo ao desenvolvimento educacional foi sobre os p?los da Universidade Aberta. "Aqui, na regi?o do litoral, funcionar? em Buriti dos Lopes e a previs?o ? que as aulas iniciem at? o dia 2 de dezembro. J? s?o 11 p?los prontos no Piau? e no pr?ximo ano ser?o mais 27 p?los", informou o secret?rio.

Esses p?los v?o funcionar em Parna?ba, Bom Jesus, Picos e Floriano, deixando o ensino superior mais pr?ximo da popula??o. Outra linha de trabalho dos governos Federal e Estadual para a educa??o ? a expans?o do ensino profissional atrav?s do Cefet. J? existe o de Teresina e est?o prontos de Picos e Parna?ba e mais seis autorizados: em Corrente, S?o Raimundo Nonato, Paulistana, Uru?u?, Angical e Piripiri.

"Com a vinda do ministro da Educa??o, Fernando Haddad, na quarta-feira (14), ficamos sabendo que o presidente Lula vai anunciar a constru??o de 100 Cefets, sendo tr?s no Piau?, contemplando Valen?a, Campo Maior e Oeiras. At? 2010, teremos 50 escolas profissionalizantes. Dos 200 mil alunos do Ensino M?dio, hoje, temos 12 mil em cursos profissionalizantes. Somando os Cefets e as escolas do Estado, a meta ? atingir 40 mil, correspondendo 20% dos alunos", declarou Ant?nio Jos?.

A avalia??o feita pelo secret?rio sobre o ensino profissionalizante no Piau? atrav?s do Cefet ? de que s?o importantes por fazerem parte desta expans?o que visa oferecer licenciaturas voltadas para os professores de Qu?mica, F?sica, Matem?tica e Biologia.

"Agora mesmo, teremos a primeira extens?o do Cefet, que ser? constru?da em Angical e, como existem seis pr?dios de uma escola agrot?cnica de Regenera??o, vamos implantar outra extens?o. Os Cefets v?o virar universidades, embora de n?vel m?dio, mas vamos ter uma estrutura de universidade", declarou o secret?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES