Anvisa determina recolhimento do remédio Losartana

O medicamento que é utilizado para pressão alta está sendo recolhido por conter impurezas

Anvisa determina a retirada do Losartana por conter substância impura | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição e recolhimento de lotes dos medicamentos que tem como princípio ativo da Losartana. Foi nesta quinta-feira. 

De acordo com a Anvisa, a determinação da suspensão tem como base a presença de um produto que não é permitido, segundo o órgão "a medida foi tomada devido a presença da impureza 'azido' em concentração acima do limite de segurança aceitável".

Suspensão do Losartana é em razão da presença de impurezas - reprodução

Azido

A Agência já havia  divulgado recolhimentos voluntários anteriores, realizados pelas próprias empresas farmacêuticas. Eles aconteceram nos meses de setembro e outubro de 2021 e junho de 2022.

As impurezas chamadas de "azido" são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA) e que tem potencial mutagênico. A medida é preventiva e foi tomada após a realização de análises nos produtos do mercado brasileiro. As avaliações foram realizadas pelos fabricantes do medicamento no Brasil por determinação da Anvisa.

Medicamentos que permanecem no mercado são seguros - reprodução

Tratamento pressão

Este tipo de medicação é um dos mais indicados e usados no Brasil para o tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca, reduzindo o risco de derrame e infarto.

 Mas a agência enfatiza que as pessoas que utilizam o medicamento não devem interromper o seu tratamento, pois pode levar a problemas graves. A Anvisa esclarece que os lotes que foram mantidos no mercado são considerados seguros e podem ser consumidos.

Relembre: recolhimento em 2019

Em maio de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu recolher aproximadamente 200 lotes de medicamentos para hipertensão arterial. Segundo a agência, os medicamentos recolhidos eram os remédios que possuíam os princípios ativos do tipo “sartanas”, como a losartana, valsartana, olmesartana e irbesartana.

Eles foram recolhidos na época por suspeita de conter "impurezas" que pudessem causar câncer em casos de exposição de longo prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES