Anvisa: Diretores receberam ameaças após uso da CoronaVac para crianças

As ameaças e as ofensas chegaram pelos e-mails institucionais dos funcionários já na tarde de quinta-feira (20)

Funcionários da Anvisa sofrem ameaças | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram ameaçados e ofendidos após aprovar o uso de CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Reportagem de O Globo neste sábado (22) revelou o conteúdo de algumas dessas mensagens. A Anvisa confirmou ao g1 o envio dos e-mails aos funcionários.

Diretores da Anvisa sofrem ameaças e ofensas (Foto; Divulgação)As ameaças e as ofensas chegaram pelos e-mails institucionais dos funcionários já na tarde de quinta-feira (20), quando aconteceu a aprovação.

Em uma das mensagens encaminhadas à quinta diretoria, uma pessoa que se identifica como Nilza acusa os funcionários da agência de colocarem “vida inocentes numa grande roleta russa”. E diz que servidores da agência serão vítimas de uma "maldição": "(...) o preço a ser pago será terrível não quero estar na sua pele e oro a Deus em desfavor de todos que tem causado dor e sofrimentos ao seu próximo, lembre se o próximo pode ser dentro de sua família (sic.)"

Ainda segundo a reportagem, em outro e-mail em tom ameaçador, enviado às 14h de quinta-feira, o remetente acusa os servidores da agência de falta de “amor à pátria” e também diz que "o preço que o servidor vai pagar será altíssimo". “Com certeza não usará esse experimento nós filhos e netos de vcs" (sic.)”.

Segundo O Globo, em sua live semanal no dia 16 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou divulgar os nomes dos técnicos que aprovaram a vacina contra Covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.

"Não sei se são os diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou é o tal do corpo técnico, mas, seja qual for, você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir dos cinco anos para o seu filho" disse Bolsonaro.

Desde então, técnicos e diretores da Anvisa têm sofrido ameaças e perseguições, por e-mails e nas redes sociais, por causa da atuação da agência na vacinação infantil. Ao todo, os funcionários da agência já receberam mais de 300 e-mails ameaçadores.

PF investiga ameaças

Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. O inquérito foi aberto no dia 15 de dezembro, um dia antes de agência ter autorizado vacinação contra a Covid de crianças de 5 a 11, o que teria motivado a intensificação das ameaças.

Na época, os diretores da Anvisa tinham recebido por e-mail novas ameaças. Elas começaram a ser feitas a integrantes da agência desde novembro, mas se intensificaram após a reunião em que a entidade autorizou o uso de doses pediátricas da vacina da Pfizer em crianças

Na sexta-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou que vai utilizar as doses da CoronaVac na imunização de crianças e adolescentes.

A decisão aconteceu um dia após o governo de São Paulo iniciar a vacinação de crianças com imunizante, o que mobilizou governadores de outros estados a pressionarem o Ministério da Saúde pela liberação imediata da vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES