Anvisa dispensa comprovante de vacina e teste de Covid em cruzeiros

A medida foi aprovada pela Anvisa, ao revogar resoluções de 2022 que traziam requisitos sanitários para prevenção da Covid-19 em cruzeiros.

Apresentação de comprovante de vacina e teste negativo para Covid-19 não são mais necessárias nos cruzeiros | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anvisa dispensou a obrigatoriedade de apresentação de comprovante da vacina contra Covid-19 e teste negativo para a doença, para embarque, desembarque e transporte de viajantes em embarcações de cruzeiros marítimos. A medida foi aprovada pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa, nessa quarta-feira (10), ao revogar resoluções de 2022 que traziam requisitos sanitários para prevenção da Covid-19 em cruzeiros.

Com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrente da pandemia de Covid-19, causada pelo vírus Sars-CoV-2, as normas passaram a ter sua eficácia e vigência esgotadas, informou a Anvisa. Dessa forma, a Anvisa informou que não será mais obrigatória a cobrança do comprovante de vacina ou de testes negativos de Covid-19 no embarque, embora a companhia marítima ainda possa exigir testes ou vacina. 

Contudo, continua obrigatória a notificação de eventos de saúde, incluindo casos suspeitos e confirmados de Covid-19, por meio de declaração marítima de saúde e cópia do livro médico de bordo. Também permanece obrigatório o isolamento de casos suspeitos a bordo, devendo comunicar, de forma imediata, à autoridade sanitária, de forma a garantir a avaliação do risco à saúde, para a aplicação das medidas sanitárias pertinentes. 

"As referidas resoluções emergenciais e temporárias buscaram trazer maior proporcionalidade às exigências regulatórias sem, contudo, descuidar das medidas sanitárias que eram imprescindíveis ao enfrentamento da pandemia na ocasião. Foram, portanto, normas essenciais, tanto para a saúde pública como para o exercício da atividade econômica.", informou a Anvisa. 

Histórico das medidas

Após dois anos de intensas restrições, a RDC 754/2022 permitiu a retomada das atividades de navios de cruzeiro no Brasil, com a diminuição do número de casos e mortes decorrentes da Covid-19. Contudo, à época, a situação ainda exigia cautela e precaução por parte das autoridades de saúde para a definição das medidas a serem adotadas.  

Ainda em 2022, foi aprovada a RDC 759, que redefiniu os requisitos sanitários para operação e para embarque e desembarque de tripulantes em plataformas e em embarcações de carga, de modo a manter o equilíbrio das medidas frente ao risco sanitário da época, exigindo a apresentação de comprovante de vacina e teste negativo de Covid-19 para adentrar na embarcação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES