Ao contrário do Brasil, EUA recomenda 2° dose contra Febre Amarela

EUA diz que, para algumas pessoas, uma segunda dose é recomendável.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o ano de 2013 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a dispensar o reforço da vacina da febre amarela a cada 10 anos, medida que foi seguida pelo Brasil em abril de 2017 após o surto atual. Porém, o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos chegou a uma conclusão um pouco divergente após também revisar estudos sobre o assunto: para a entidade, embora a vacina proteja por um longo prazo, não dá para dizer nesse momento que a proteção é para a vida inteira em todos os grupos, principalmente naqueles com condições que atrapalhariam a eficácia prolongada da vacina, como soropositivos para o HIV.

Um outro grupo específico de pessoas, que seria candidatas  ao reforço da vacina, conforme o CDC, são os turistas que pretendem viajar para áreas com transmissão ativa da doença, por exemplo, como o sudeste brasileiro atualmente. Por esse entendimento, os Estados Unidos atualizaram suas recomendações para o Brasil com a indicação de que residentes norte-americanos com destino ao país considerem tomar a vacina novamente (se passado o prazo de 10 anos, como era anteriormente). "Uma segunda dose deve ser considerada para aqueles viajantes expostos a maior risco. Isso vai depender da localização, das atividades e da duração da viagem", explicou o CDC.

No Brasil

Por meio de nota, o Ministério da Saúde comunica que só passou a recomendar dose única após diretriz da Organização Mundial da Saúde e da análise de estudos científicos que comprovaram a eficácia da vacina durante toda a vida do indivíduo.

O Brasil, continua a recomendação de dose única para a vida inteira para todos, sem distinção da condição e da área em que se encontram,  o que está em conformidade com a OMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES