Ao Meio Norte, líder Yanomami denuncia massacre e mortes de indígenas

Júnior Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, falou ao Meio Norte.

Índio denuncia morte, estupro e violência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mundo e o Brasil acompanham os problemas e as crises enfrentadas pelos índios Yanomamis de Roraima. Em entrevista ao programa Notícias da Boa, da TV Jornal Rádio Meio Norte, comandado pela  jornalista Cínthia Lages, o líder  Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena e Ye' kuana (Condisi-YY), disse que a situação é insustentável e fora de controle.

Por conta das invasões e massacre de garimpeiros às terras yanomamis, as lideranças indígenas cobram ação do governo federal, pois a tribo está sendo dizimada, os homens são assassinados, as mulheres, adolescentes e crianças estupradas e muitos índios estão desaparecidos e a tribo quer pelo menos o corpo para fazer o ritual e cerimônia.

Na entrevista à TV Rádio Jornal Meio Norte, Júnior falou das agressões sofridas e citou o caso da garota de 12 anos que foi estuprada e não resistiu. "A aldeia está sendo destruída pelos garimpeiros que estão ocupando o território indígena e não temos resposta do Governo Federal", disse.

As denúncias são várias e há relatos de criança de 3 anos de idade que foi jogada ao rio. Segundo o líder, a aldeia sofre muito, pois há entre 23 a 25 mil garimpeiros na região e a comunidade culpa a Funai e ao Governo Federal pela falta de proteção.

Júnior Yanomami falou ao Notícia da Boa direito de Roraima (Foto Reprodução)

Rios poluídos

Além disso, Júnior declara que além da ameaça aos indígenas, há também a questão do meio ambiente. Segundo ele, a floresta é importante para o índio, pois ela fornece alimentos, mantém os rios, que estão poluídos pela ação do garimpo e por conta disso tem muito índio doente. Na entrevista, ele conta que na última segunda-feira, os garimpeiros invadiram a comunidade e levaram mulheres e uma menina de 11 anos, que foram violentadas.

Júnior Yanomami pediu à Comissão de Direitos Humanos do Senado e da Câmara Federal, bem como ao Governo Federal, Polícia Federal, ao Ministério Público que ajudem as aldeias indígenas e explicou que os ataques de garimpeiros trazem sofrimento e por conta disso há muitos yanomamis se escondendo. "Pedimos que as autoridades investiguem o que está acontecendo com as aldeias, pois a situação está difícil e passou do controle", disse, enfatizando que os garimpeiros precisam ser retirados.

`Júnior Yanomami concede entrevista ao programa Notícias da Boa (Reprodução)

Líder pede fiscalização e proteção

Segundo o líder, a terra é demarcada e ele relatou ainda a dificuldade de fiscalização em razão do difícil acesso e também do tempo chuvoso. Mas os indígenas esperam uma resposta urgente e citou que no dia 12 é esperada a visita da Comissão de Direitos Humanos.

Júnior Yanomami relatou que os índios vêm sofrendo desde a pandemia da Covid-19, pois o problema de saúde foi enfrentado sem ajuda de governos. "Somos muito mal tratados. Temos o direito de ser protegido, de ter segurança e assistência à saúde. Queremos ser cuidados e que a lei seja cumprida. Não queremos mais chorar e perder nossas mulheres e crianças pelos garimpeiros", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES