Apagão no Amapá chega ao 11º dia e eleições são suspensas

A promessa do governo é que o restabelecimento total ocorra neste fim de semana.

Apagão no Amapá chega ao 11º dia e eleições são suspensas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Amapá chega nesta sexta-feira (13) ao 11º dia de apagão com 13 das 16 cidades sem o fornecimento regular de energia elétrica e sem obedecer o prazo fixado pela Justiça para o restabelecimento de 100% do serviço. O retorno à normalidade do fornecimento deveria ter ocorrido até esta quinta. O blecaute já motivou mais de 80 protestos nas ruas e causou a suspensão das eleições em Macapá no domingo (15). As informações são do G1.

A Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) restabeleceu mais de 80% da capacidade energética do estado e, desde o último sábado (7), religa a luz em sistema de rodízio. A promessa do governo é que o restabelecimento total ocorra neste fim de semana.

O prazo até quinta-feira para "completa solução" da falta de energia foi estabelecido na decisão do juiz João Bosco Soares. A decisão cita a Isolux, antiga acionista responsável pela operação da Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). O juiz determinou multa de R$ 15 milhões em caso de descumprimento da ordem. A nova acionista, Gemini, não foi citada no processo, mas informou que atua na correção do problema.

Incêndio atingiu subestação de energia durante chuva na Zona Norte de Macapá — Foto: Reprodução 

Em nota, a concessionária diz que não comenta processo, mas que desde o apagão, na noite de 3 de novembro, tem atuado na retomada total da eletricidade no Amapá.

"Imediatamente após a ocorrência, a LMTE formou um grupo de trabalho com governo e órgãos competentes e, apesar da complexidade do equipamento que foi afetado, conseguiu restabelecer o transporte de energia para a distribuidora no último sábado, quando o atendimento chegou a 60% da carga total. Estamos próximos de 90%. Os trabalhos nos planos de contingência seguem ininterruptamente em curso para que prontamente seja restabelecida 100% da carga de forma plena e segura o quanto antes" , diz a nota.

Rodízio no fornecimento

O fornecimento "parcelado" de eletricidade acontece em turnos alternados de 3 e 4 horas, com exceção de bairros de Macapá e Santana, que ficam na proximidade de hospitais, unidades de saúde e fornecedoras de serviços essenciais, como distribuição de água tratada.

O apagão atingiu quase 90% da população do estado, que nos primeiros dias sem energia sofreu com problemas no fornecimento de água e nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.

A falta de energia e também a insegurança com os protestos motivou o adiamento das eleições em Macapá. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e suspendeu a votação ainda sem data definida.

Reclamações sobre fornecimento

Desde o sábado, cerca de 80 manifestações de moradores de bairros e cidades aconteceram por todo o estado, exigindo reparação de prejuízos, o restabelecimento total e apontando falhas no sistema de rodízio

Desde a quinta-feira, o rodízio passou a ser em novo regime, mudando de 6 em 6 horas para de 3 em 3 ou 4 em 4 horas. Entenda os horários.

A mudança gerou confusão nos usuários, que criticam a falta de planejamento e dos períodos de suspensão do serviço, que aumentaram de 4 para 7 vezes por dia.

“Caos é um medo para gente do ramo alimentício, não só para gente, mas para toda população. Você vai ficar vindo desligar o seu material de 4 em 4 horas? Quando volta a energia, ela vem com muita força e acaba danificando os eletrodomésticos”, conta Smith Gomes, dono de restaurante.

Para a dona de casa Darlene Araújo as várias interrupções limitam o bem-estar e mesmo com o fornecimento da luz em períodos alternados a preocupação é grande, principalmente com o neto de 2 anos.

"Tá muito complicado, durante o dia ele não tem a televisão, não consegue se alimentar direito, porque tudo ele se assusta desde o dia que faltou energia. Não dorme sozinho de jeito nenhum, o tempo todo é literalmente agarrado conosco. Ele já dormia só, né? Já tá na idade, ele dorme na caminha dele, mas desde o dia que faltou energia, não tem como. Tanto que quando dá 19h, ele já tá acordado, os horários de sono dele estão completamente trocados", relatou.

A principal preocupação é a interrupção do serviço durante a madrugada, em horários como 1h e 4h. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável pela distribuição, justificou que o novo cronograma deixa a população sem energia em intervalos menores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES