Apicultores cearenses garantem o maior financiamento popular do país

Com os recursos, a Cooperamel estima chegar a seis toneladas por dia no entreposto de Mombaça

Apicultura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Estado do Ceará, a Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária garantiu um crédito de R$ 3 milhões pelo Finapop. Os recursos do financiamento popular foram anunciados durante transmissão pelo Youtube no canal do ex-banqueiro Eduardo Moreira. “A operação já está feita”, confirmou o criador das empresas Brasil Plural e Genial Investimentos. Além da Cooperamel, os cacaueiros baianos garantiram anteontem à noite R$ 1.979.000.

A direção estadual do MST avalia, agora, se o valor total será disponibilizado para Cooperamel, ou redistribuído com a finalidade de fortalecer a cadeia produtiva no Estado. “Temos a cooperativa para nos livrar do atravessador, porque eles ganha tudo e nós não ganha é nada. Se Deus quiser, a nossa cooperativa vai crescer que nem os anjos do céu”, torce Valdeci Luis de Sousa, sócio fundador da Cooperamel e assentado da reforma agrária em Mombaça.

Com os recursos, a Cooperamel estima chegar a seis toneladas por dia no entreposto de Mombaça: incluindo aí o aumento no número de colmeias e da área total destinada à apicultura. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra informa ainda que 1.800 famílias do garantiriam um aumento de renda de mais de 40%. Hoje, a comercialização acontece a partir de feiras e compras governamentais e a intenção é levar o mel Terra Conquistada para os mercados convencional e externo.

Outras melhorias incluem o investimento em cursos técnicos voltados à agroecologia para o público jovem na escola do campo Paulo Freire. “Apesar de sete anos de seca, seguimos preservando o meio ambiente e, hoje à tarde mesmo (29/6), a cooperativa conseguiu recolher uma tonelada de mel”, informa Sheila Rodrigues, coordenadora da cadeia produtiva do Mel no Nordeste e da Frente da Comercialização do MST no Ceará, citando a capacitade organizativa da Cooperamel.

Uma história de parcerias

A produção apícola nas 64 comunidades rurais atendidas pelo MST começou em 1995 e, desde 2015, as famílias assentadas passaram a ser beneficiadas pelo Projeto São José III. A iniciativa do Governo do Ceará colaborou prestando assistência técnica, realizando melhorias nas infraestruturas dos apiários e das casas de mel, além da aquisição de equipamentos. “Esse financiamento (do Finapop) vai servir para potencializar uma estrutura que já existe”, reconhece Sheila Rodrigues.

“Uma coisa é certa: temos ainda a necessidade de capital de giro e de uma estrutura de armazenamento, o que possibilitaria um preço mais justo para o nosso apicultor”, avaliza a coordenadora da cadeia produtiva do Mel no Nordeste e da Frente da Comercialização do MST no Ceará. Outras melhorias previstas com o novo investimento são a implantação de uma estrutura de laboratório para o controle de qualidade do mel e a seleção do produto conforme a florada.

Atualmente, o Finapop é uma iniciativa exclusivamente voltada para projetos em áreas de assentamentos do MST. Com o fundo popular, pequenos e médios investidores injetam recursos em cooperativas, contribuindo para produção de alimentos saudáveis e promovendo distribuição de renda. Os participantes do fundo, de acordo com Eduardo Moreira, têm a garantia de retorno financeiro pelos mesmo padrões aplicados pelo mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES