Apicultura recebe mais apoio no Piauí

Vale destacar que um marco da apicultura piauiense foi a criação, no início de 1980

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e Parna?ba (Codevasf), em parceria com o Governo do Estado, a partir de 2004, investiu R$ 3,6 milh?es no apoio ? apicultura no Piau? e em parceria com outras institui?es est? aplicando recursos na implanta??o de casas de mel e api?rios.

Para desenvolver a apicultura no Estado, a Codevasf est? investindo tamb?m na aquisi??o de indument?rias, equipamentos ap?colas e colm?ias, na capacita??o de produtores para atuarem como multiplicadores, na realiza??o de censo ap?cola e na assist?ncia e assessoria t?cnica aos produtores e suas organiza?es.

A Codevasf est? trabalhando tamb?m na realiza??o de a?es de implanta??o de um centro tecnol?gico de apicultura no munic?pio de Picos, com o objetivo de melhorar a qualidade da produ??o de mel.

Vale destacar que um marco da apicultura piauiense foi a cria??o, no in?cio de 1980, da Cooperativa dos Apicultores da Microrregi?o de Picos (Campil), que contribuiu para promover a profissionaliza??o dos produtores.

Um dos principais incentivos ? produ??o mel?fera surgiu com a participa??o do Banco do Nordeste, em 1995, por meio de financiamentos que permitiram o incremento no n?mero de colm?ias e, posteriormente, a manuten??o de atividades, como a compra de mat?ria-prima para alimentar as abelhas nos per?odos de estiagem.

A Codevasf destaca ainda como outro fator importante para o desenvolvimento da apicultura no Piau? e para dar maior impulso a expans?o das exporta?es piauienses do mel a implanta??o, no segundo semestre de 2004, do Laborat?rio da Qualidade de Produtos Ap?colas, da Embrapa Meio Norte, sediada em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES