Aplicativo desenvolvido pela OMT vai facilitar viagens no pós-pandemia

Ferramenta permitirá que turistas tenham cópias digitais dos principais documentos necessários para a identificação pessoal em destinos

Ferramenta permitirá agilizar procedimentos e aumentar a segurança na identificação | Divulgação Infraero
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agilizar procedimentos e aumentar a segurança do processo de identificação de visitantes, de forma a favorecer a retomada do turismo global. Este é o objetivo de uma parceria firmada entre a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a consultoria Wanderlust World para o desenvolvimento de um aplicativo por meio do qual viajantes vão poder apresentar cópias digitais dos principais documentos necessários ao ingressar em destinos de todo o planeta.

A ferramenta World Tourist Identification (WTID) também busca coibir fraudes e se soma a ações pela recuperação do setor em meio à pandemia de Covid-19. “O reinício do turismo deve ser gerenciado com cautela e responsabilidade, priorizando a saúde pública e fazendo pleno uso da inovação. O aplicativo promete facilitar viagens nas fronteiras internacionais e promover confiança no turismo”, sustenta Zurab Pololikashvili, secretário-geral da entidade.

No fim de maio, a OMT divulgou um conjunto de diretrizes para ajudar o segmento a retomar atividades de maneira segura e sustentável. O documento, elaborado em conjunto com o Comitê Global de Crise no Turismo - do qual o Brasil faz parte -, indica a adoção de protocolos de segurança na área. As medidas incluem aferição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento físico e limpeza periódica de ambientes e superfícies, entre outras iniciativas.

Ações do tipo já são encampadas pelo Ministério do Turismo no Brasil. O órgão disponibiliza, por exemplo, o selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro a empreendimentos que cumprem requisitos de higiene e limpeza. A certificação, elaborada em parceria com o trade e validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), integra o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur e que visa preparar o setor para um retorno gradual.

RECUPERAÇÃO - Desde o início da pandemia, o MTur desenvolve iniciativas para mitigar impactos da Covid-19 e permitir a retomada do turismo. Uma delas é a campanha “Não cancele, remarque!”, que busca proporcionar a manutenção de serviços contratados e preservar empregos. O órgão também prepara uma campanha de estímulo a viagens domésticas, além de planejar a estruturação do turismo rodoviário, a partir da integração com outros modais de transporte. (Por André Martins, com informações da Organização Mundial do Turismo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES